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Que learning objects (LOs) utilizam as instituições de ensino superior ?

Gonçalves, Maria José Angélico; Pimenta, Pedro; Pérez Cota, Manuel

O uso das tecnologias com base na Web, no processo ensino/aprendizagem, têm obtido excelentes resultados, onde a Internet é a plataforma base de comunicação e interacção entre estudantes e professores. Assiste-se, também, a uma partilha/reutilização constante de conteúdos educativos/Learning Objects, em diferentes formatos e diferentes tipos de plataformas, incrementada pela Web 2.0. Este artigo apresenta um es...


Estudo preliminar para a avaliação da acessibilidade de um sítio Web

Afonso, Ana Paula Preto Mendes; Pérez Cota, Manuel

O avanço e difusão da tecnologia, em particular da Internet, obrigaram à disponibilização de informação com qualidade e facilmente acessível. Tais exigências vêm confirmar a relevância do papel da interface como elemento principal na interacção do utilizador com os sistemas de informação. É, por isso, fundamental que a interface seja fácil de usar e que vá ao encontro das expectativas e necessidades de todos os...


E-partilha: desenvolvimento e utilização de um repositório de objectos de apren...

Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto; Pérez Cota, Manuel

Nos novos ambientes de aprendizagem, construídos a partir das tecnologias digitais, a necessidade de promover a qualidade dos recursos educativos, normalmente designados por Learning Objects, que podem suportar a aprendizagem à distância, formal e informal, emerge como um dos grandes desafios que as instituições de ensino têm de enfrentar. Sendo dispendiosos, a reutilização e a partilha tornam-se, assim, uma ne...


Formação combinada: reutilizando learning objects

Gonçalves, Maria José Angélico; Pérez Cota, Manuel; Pimenta, Pedro

O uso crescente da Internet (World Wide Web), e das suas potencialidades tecnológicas têm contribuído para uma proliferação de ambientes de ensino/aprendizagem, baseados em Tecnologia. A comunidade científica reúne consenso quanto às vantagens da reutilização de conteúdos de aprendizagem e à adopção de standards com vista à interoperabilidade entre conteúdos/objectos partilháveis e plataformas. Este artigo tem ...


A Avaliação da usabilidade de um sistema médico inteligente: BCCT.core

Afonso, Ana Paula Preto Mendes; Cardoso, Jaime S.; Cardoso, Maria João; Pérez Cota, Manuel

A avaliação estética da mama é um requisito em diversas aplicações médicas, nomeadamente no tratamento conservador do cancro da mama. Para ultrapassar as limitações de reprodutibilidade e praticabilidade dos métodos subjectivos correntes, foi recentemente desenvolvido um sistema inovador, assistido por computador para uso médico, denominado BCCT.core (Breast Cancer Conservative Treatment.cosmetic results), que ...


E-sharing: development and use of learning objects repository

Gonçalves, Maria José Angélico; Pereira, Rui Humberto; Pérez Cota, Manuel

— In the new learning environments, built width digital technologies, the need to promote quality of education resources, commonly known as Learning Objects, which can support formal and informal distance learning, emerge as one of the biggest challenge that educational institutions will have to face. Due to the fact that is expensive, the reuse and sharing became very important issue. This article presen...


O efeito “dominó” na Interacção Homem-Computador

Afonso, Ana Paula; Peréz Cota, Manuel; Groppo, M. A.

A colaboração multidisciplinar é essencial para uma interacção homem-computador (IHC) efectiva. Historicamente a ciência dos computadores, a psicologia e as ciências sociais actuavam como disciplinas independentes, mas com o aumento da frequência na utilização das tecnologias da informação e comunicação em vários aspectos do dia-a-dia, a funcionalidade e acessibilidade assumiram uma importância cada vez maior. ...


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