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O acesso ao ensino superior no contexto da globalização. Os casos do Brasil e d...

Jezine, Edineide; Chaves, Vera Lúcia Jacob; Cabrito, Belmiro Gil

O texto objetiva explicitar as convergências e possíveis divergências das políticas de acesso ao ensino superior Brasil/Portugal e evidencia as influências do neoliberalismo e da globalização na constituição de uma agenda global que passa a estruturar caminhos reguladores ao nível das políticas e das ações educacionais. O argumento parte do princípio de que a educação se constitui uma estratégica política para ...


Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?

Cabrito,Belmiro Gil

Falar de qualidade em educação é inscrever o discurso numa questão central nas políticas públicas de educação. Todavia, nem sempre lembramos que a avaliação da qualidade é um processo que migrou da esfera económica para a educativa e não tomamos as cautelas epistemológicas necessárias na avaliação da educação. Quando cedemos à tentação da medida esquecemos a especificidade do processo educativo, sempre único e ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Universidade e formação ao longo da vida

Alves, Mariana Gaio; Cabrito, Belmiro Gil; Lopes, Margarida Chagas; Martins, António; Pires, Ana Luísa de Oliveira

Data: 2008   |   Origem: Repositório da UTL

O financiamento do ensino superior em Portugal: entre o Estado e o mercado

Cabrito,Belmiro Gil

Neste artigo discutem-se as novas tendências de financiamento do ensino superior, nomeadamente em Portugal, concluindo-se que os governos têm vindo a desresponsabilizar-se dessa sua função, apelando ao mercado e à diversificação das fontes de financiamento. Tendo em atenção que os estudantes já são os principais financiadores do ensino superior, a necessidade de se promover a equidade, bem como alguns efeitos n...

Data: 2004   |   Origem: OASIS br

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