L’évocation du bicentenaire des Invasions françaises en territoire ibérique fut l’occasion pour dresser un bilan historique, politique et culturel des représentations diverses forgées à l’époque et depuis ce moment-là, au Portugal et en Espagne. Les implications d’une telle réalité historique et politique sur le plan littéraire et culturel restent un champ peu exploré dans cette perspective large et plurielle. ...
Singular, na sua ligação à estética simbolista, o teatro poético de Maurice Maeterlinck desenvolve uma relação entre palavra e representação posta ao serviço da revelação de um 'trágico interior" assente nas categorias do silêncio, da ausência e do invisível que muito contribui par uma nova orientação do drama no final do século XIX. Em estreita sintonia com a crise da mimese e da ilusão realista, o teatro de M...
Publicado em 1894, em forte sintonia com um tempo de crise e de questionamento de novos paradigmas de representação teatral (Mallarmé, Maeterlinck), o poema dramático Belkiss, Rainha de Sabá D’Axum e do Hymiar de Eugénio de Castro passou desapercebido no campo da Literatura dramática do fim-de-século XIX e não teve a atenção crítica que merece. Partindo da contextualização da obra, este artigo pretende evidenci...
Não raro hipostasiado pela crítica, o “modernismo” de Mallarmé não se esgota num complexo jogo de signos, nem num ensimesmamento frio e redutor, muito próximo de uma concepção autotélica da literatura. No seu artigo de 1876 sobre a adaptação da tragédia clássica Erechtheus por Ch. Algernon Swinburne, o poeta francês realça os aspectos inovadores da obra do seu congénere, adoptando um posicionamento que revela u...
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