O texto explora conceitos assentes na Matemática Modular, dando exemplos para motivar os leitores a calcularem restos da divisão por nove e por cinquenta.
O texto aborda a mudança de base numérica, da base dez para a base dois, explicitando os conceitos base de compreensão em relação aos constituintes principais de uma base numérica.
Durante a palestra efetuada foram discutidos vários temas relacionados com a regularidade dos eventos naturais. Foi explicitado a diferença entre acontecimento caótico e acontecimento regular, dando-se exemplos de padrões geométricos e numéricos.
O texto apresenta uma breve justificação de como o fuso horário aplicado nos Açores deveria ser de -2h00m e não o atual -1h00m.
O texto fala um pouco sobre o dia da revolução estudantil de Coimbra, que aconteceu no dia 17 de abril de 1969. Contém algumas notas biográficas do autor.
O texto fala da relação existente entre a Matemática e a Economia.
O Artigo descreve fala um pouco sobre o dia da espiga e a relação familiar. Incide também sobre as visitas de estudo realizadas no âmbito da disciplina de Matemática e seus efeitos no estudante.
O artigo fala um pouco sobre como as ferramentas existentes nas áreas das Séries Cronológicas e de Modelização Matemática podem ser úteis para prever eventos futuros.
No presente artigo, sugerimos uma leitura da formação da antropologia em Portugal que assume que a “construção da nação” e a “construção do império” nunca estiveram muito afastadas uma da outra e tenderam sempre a mesclar-se – em certos momentos de forma muito evidente, noutros de forma mais mediada. De facto, numa perspetiva mais ampla, entendemos a antropologia em Portugal como parte do que poderíamos denomi...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |