Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A leitura e a educação intercultural : exigência de novas práticas educativas

Cavalcanti, Joana

Este artigo pretende discutir questões fundamentais acerca da formação de leitores, focalizando a problemática acerca do ensino da leitura e da iliteracia e suas consequências socioculturais, mas sobretudo o impacto que a leitura esta pode provocar enquanto sistema simbólico na construção de visão de mundo e apropriação da realidade. No mundo contemporâneo é impossível se pensar em leitura e educação sem reflec...


0 Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas (versão compl...

Silva, Cristina Vieira da; Martins, Marta; Cavalcanti, Joana

A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti tem publicado, regularmente, edições temáticas que dão testemunho de trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade formativa e investigativa. Na área do mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Animação da Leitura, tem vindo a emergir um conjunto de trabalhos cuja pertinência justifica que a eles juntemos outros trabalhos oriundos de vários con...


A Po(ética) da Infância e a Formação para os Valores

Cavalcanti, Joana

A Literatura para a Infância se constitui como uma das grandes possibilidades de contacto da criança com a realidade e com o mundo. Para além de propor sensibilização estética, o espaço literário também se oferece como lugar de busca e produção de sentido. Assim, uma (po)ética da Literatura para a Infância deve ser considerada na medida em que se situa como um conjunto ou sistema de ideias destinado à compreens...


Criança, Sujeito de Direitos: A Infância que se ergue: breve fundamentação

Trevisan, Gabriela; Gonçalves, Daniela; Cavalcanti, Joana; Silva, Maria Cristina Vieira; Gonçalves, José Luís

Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e das instituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação de adultos e crianças. Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos, sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e sociais sobre o...


Da (in)diferença à intervenção: o contributo da educação intercultural na Educa...

Ribeiro, Ana; Cruz, Mário; Cavalcanti, Joana

Na sociedade contemporânea, a educação tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa constante dicotomia à qual os especialistas chamam de "daltonismo cultural" contrapondo ao "apelo" (in)consciente dos alunos que reflectem o "arco-íris" da diversidade da nossa heterogénea sociedade. Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o desenvolviment...


Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva

Ribeiro, Ana Sofia; Cavalcanti, Joana; Cruz, Mário

O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizada acerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas. A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa constante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in) consciente ...


A Po(ética) da Infância e a Formação para os Valores

CAVALCANTI, Joana

A Literatura para a Infância se constitui como uma das grandes possibilidades de contacto da criança com a realidade e com o mundo. Para além de propor sensibilização estética, o espaço literário também se oferece como lugar de busca e produção de sentido. Assim, uma (po)ética da Literatura para a Infância deve ser considerada na medida em que se situa como um conjunto ou sistema de ideias destinado à compreens...


O Ensino Precoce de Língua Estrangeira e a Literatura para a Infância: diálogo ...

Barreira, Carla; Cavalcanti, Joana

O texto literário para crianças tem sido objecto de muitas discussões que extrapolam a sala de aula e se inserem em múltiplos contextos de valorização da criança, da leitura e da arte. Assim, a nossa intenção é abordar a Literatura para a Infância e o seu carácter de ambiguidade, mas sobretudo apontar janelas de onde se possa dialogar a partir de uma reflexão acerca da complexidade com a qual são tecidas as rel...



Do desconhecimento do Outro à Interculturalidade: a vida (re)escrita no process...

Afonso, Carlos; Cavalcanti, Joana

Neste trabalho apresentamos uma breve reflexão acerca das questões relativas ao processo de formação profissional, em particular dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, visto que muitos especialistas apontam para a necessidade de uma revisão dos elementos basilares que conduzem os processos destinados à preparação dos docentes, quer seja durante a licenciatura, quer seja na formação profissional contínua....


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia