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Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão

Santos, Joel; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

No século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, & Barton, 2000). Estudar as m...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

É só para passar o tempo? Currículos com sentido em educação inclusiva

César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Os actuais documentos de política educativa, nacionais e internacionais, subscrevem princípios subjacentes à educação inclusiva. Como tal, os alunos categorizados como apresentando necessidades educativas especiais (NEE) frequentam escolas e turmas do ensino regular, trazendo vários desafios aos professores, nomeadamente quanto às práticas a implementar, em aula, para que todos os alunos participem nas activida...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Eu leio, tu ouves, nós aprendemos: experiências de aprendizagem matemática e vi...

Borges, Inês; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Acolher alunos categorizados como apresentando necessidades educativas especiais (NEE) contribuiu para o aumento da multiculturalidade nas escolas. Os documentos de política educativa, nacionais (ME, 2008) e internacionais (UNESCO, 1994), salientam a necessidade de proporcionar uma educação inclusiva, colocando desafios aos professores. Contudo, persistem barreiras com que se deparam os Surdos e outros estudant...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: camin...

César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Diversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do ...

Machado, Ricardo; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Numa sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsáv...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Educação especial: pequenos passos, alguns retrocessos e muito caminho para andar

César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Este artigo constitui uma reflexão dialéctica e dialógica sobre a educação especial e a educação inclusiva. Parte de um texto mais curto, produzido a partir de um convite para uma intervenção, na Assembleia da República, na Conferência sobre Educação Especial, realizada a 21 de Março de 2012. Baseia-se na análise dos actuais documentos de política educativa, bem como em 30 anos de práticas profissionais, relaci...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

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