Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A importância do jogo no ensino da matemática

Alves, Raquel; Brito, Rita

A Matemática é uma ciência de grande consideração para o desenvolvimento social e cultural do indivíduo, sendo que a sua aprendizagem deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade da criança de formar e resolver problemas que contribuam para a compreensão, auxílio e intervenção no mundo que as rodeia. O educador tem um papel fundamental no desenvolvimento pelo gosto da mesma e na construção de noções...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

"Era uma vez..." a matemática

Antunes, Ana Beatriz; Brito, Rita

O conto de histórias é uma atividade usual em educação pré-escolar. No entanto, é pouco comum a realização de atividades matemáticas relacionadas com estas. A presente investigação surge com o objetivo de promover atividades matemáticas em educação pré-escolar relacionadas com contos tradicionais. Para tal, foram escolhidos dois contos e realizadas atividades relacionadas com estes, com vista a desenvolver comp...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A implementação de atividades lúdicas para a promoção da aprendizagem cooperativa

Simões, Ana Margarida; Brito, Rita

Os valores que aprendemos na nossa infância são os valores que permanecem ao longo da nossa vida. No entanto na sociedade de hoje existe muito individualismo e também perda de bons valores, acabando por serem esquecidos e não transmitidos às crianças. “Os valores não se “ensinam”, mas vivem-se na ação conjunta e nas relações com os outros” (ME, 1997, p.52). Através do valor cooperação pretende-se que as criança...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A abordagem da multiculturalidade em educação pré-escolar

Matos, Ana Rita; Brito, Rita

Se olharmos em nosso redor damos conta que a sociedade se transformou numa sociedade multicultural. Esta realidade está presente nas nossas escolas e deu origem a transformações no sistema educativo. A escola multicultural aceita e defende o pluralismo das famílias e das comunidades dos alunos, estruturando-se para acolher crianças de todas as culturas, pressupondo a igualdade de oportunidades para todos. Sendo...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

A funcionalidade da linguagem escrita em educação pré-escolar: um projeto de in...

Ferrão, Ana Carina; Brito, Rita

No processo de aprendizagem da leitura e escrita, a descoberta da funcionalidade da linguagem escrita pela criança é crucial, pois permite-lhe reconhecer a importância da aprendizagem da leitura e escrita. Estando num contexto educativo de Prática Pedagógica onde mais de metade das crianças de uma turma de pré-escolar irá transitar para o 1º Ciclo e verificando-se algumas dificuldades e lacunas no âmbito da lin...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

O contributo da expressão dramática para a promoção da cooperação e da interação

Cipriano, Elsa Jacinto; Brito, Rita

De acordo com Aguilar (2001) “O jogo é, para a criança, o seu meio privilegiado de expressão” (p. 21), assumindo este, um papel primordial no desenvolvimento da personalidade, tornando-o uma atividade singular de aprendizagem ativa, de interação, de comunicação e de cooperação. Assim, o jogo dramático é defendido por alguns autores como uma atividade que para além de impulsionar o desenvolvimento social da cria...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Actividades de crianças do pré-escolar e educadores de infância com o computado...

Brito, Rita

Muito se tem escrito hoje sobre a integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola e diversas pesquisas têm vindo a demonstrar a importância da familiarização da criança desta idade com a tecnologia, quer porque esta faz parte inquestionável do mundo que a rodeia, quer pela relevância educativa das experiências que lhe pode proporcionar. No entanto existem muito poucos estudos que nos desc...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

Um olhar sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido ...

Cruz, Elisabete; Brito, Rita

Este trabalho, de natureza exploratória, visa aprofundar o conhecimento sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido dos serviços Web 2.0 nas suas práticas profissionais. Com esta intenção, foi desenvolvida uma grelha de observação e de registo dos conteúdos disponibilizados, essencialmente, pelos educadores em ambientes online suportados por blogs. Delimitando o estudo a uma amostra de...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

ICT in early childhood teachers and children in portuguese pre-school

Brito, Rita

ICT (Information and Communication Technologies) have brought a rapid transformation of the economic, political and cultural society in general, known as the Information Society. It is therefore necessary that schools adapts to the changing needs of their students, so not to be left behind in relation to major social changes, failing to adapt is to become obsolete. Several initiatives have been undertaken with ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

TIC, educadores de infância e crianças : meios e práticas em Portugal

Brito, Rita

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem das crianças na escola, e particularmente no pré-escolar. Em Portugal vários projectos têm sido implementados com o objectivo de inserir as tecnologias na educação, no entanto pouco tem sido o retorno que esses programas têm proporcionado, relativamente à descrição e análise dos processos efectivo...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Comum

14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia