O procedimento de avaliação de impacte ambiental foi transcrito para a legislação nacional, no início dos anos 90 do século passado. Desde a sua origem, este normativo requer a caracterização, avaliação e minimização do impacte de determinados projetos sobre o Património Cultural, especificamente, sobre os valores de interesse arquitetónico e arqueológico. Tendo por base o conjunto documental resultante de 79 p...
A Rede Médicos-Sentinela (MS) é constituída por médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF) cuja atividade profissional é desenvolvida, na sua maioria, em Centros de Saúde do Serviço Nacional de Saúde. No ano em análise identificaram-se 49 Médicos– Sentinela cuja prática se desenvolvia, dispersa por 26 Unidades de Saúde Familiar.
One of the most important goals of the Bologna Process (BP) is the guarantee of quality in citizens’ education. Be sure that this commitment to quality will be demonstrated only as a reality if it guarantees a teacher training that adequately meets this requirement. The reconfiguration of initial teacher training in the reforms implemented by BP in Portugal culminates with the publication of Decree-Law No. 43/2...
Um dos mais importantes objetivos do Processo de Bolonha (PB) é a garantia da qualidade da formação dos cidadãos. Será certo que este compromisso de qualidade só se evidenciará como uma realidade caso se garanta uma formação de professores que atenda de forma adequada a esta exigência. A reconfiguração da formação inicial de professores no âmbito das reformas implementadas pelo PB em Portugal culmina com a publ...
BACKGROUND: Vaccination is the key measure available for prevention of the public health burden of annual influenza epidemics. This article describes national trends in seasonal influenza vaccine (IV) coverage in Portugal from 1998/99 to 2010/11, analyzes progress towards meeting WHO 2010 coverage goals, and addresses the effect of major public health threats of the last 12 years (SARS in 2003/04, influenza A (...
This study deals with the problem of how to collect genuine and useful data about science classroom practices, and preserving the complex and holistic nature of teaching and learning. Additionally, we were looking for an instrument that would allow comparability and verifiability for teaching and research purposes. Given the multimodality of teaching and learning processes, we developed the multimodal narrative...
Com este trabalho pretendo descrever, analisar e problematizar o papel relevante desempenhado pela comunicação numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a sua influência no processo de desenvolvimento do Projeto Educativo, na imagem e projeção da escola, na sua cultura, no seu clima, no aproveitamento e comportamento dos alunos e, também, na articulação entre a escola, as famílias, a comunidade e os parceiros...
Trabalho de projeto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 ; Inscrito no quadro das mudanças na regulação das políticas de administração e gestão escolar em Portugal, este trabalho centra-se nas funções de gestão dos diretores de agrupamentos de escolas. Com o desígnio de perceber os processos que uma diretora adota nas diversas situaç...
Introdução: Dando continuidade ao trabalho desenvolvido desde a época de 1998-1999, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, através do Departamento de Epidemiologia, estudou a cobertura da vacinação anti-gripal na época de 2011-2012. Objectivo: i) Estimar a cobertura vacinal contra a gripe sazonal (VAGS) na época gripal de 2011-2012, na população do Continente; ii) Caracterizar a prática da VAGS, relat...
Objectivos: Comparar a prescrição de cefalosporinas e quinolonas pelos médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), participantes da Rede Médicos-Sentinela (MS), em 2007, com a observada num estudo semelhante realizado em 2001, estimando: i) o número de antibacterianos (AB) prescritos por 1.000 utentes; ii) a percentagem de prescrições de cefalosporinas; e iii) a percentagem de prescrições de quinolonas. Tipo de...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |