Encontrados 25 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho esc...

Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.; Boruchovitch, Evely; Almeida, António; Abreu, Sofia A.

Este artigo analisa o contributo específico do nível educativo familiar e das atribuições causais para o bom e fraco rendimento escolar dos alunos na explicação do seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática numa amostra de 2.082 alunos do ensino público de 11 escolas de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As atribuições causais foram avaliadas por meio do Q...


Mapa conceitual: seu potencial como instrumento avaliativo

Souza,Nadia Aparecida de; Boruchovitch,Evely

Os instrumentos avaliativos são numerosos; dentre eles, o mapa conceitual é uma das alternativas. Entretanto, cumpre questionar: quais as vantagens e as limitações do mapa conceitual como instrumento avaliativo? Assim, o presente trabalho objetivou delinear e analisar as vantagens e as limitações inerentes ao uso do mapa conceitual como instrumento avaliativo. A pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, na ...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa

Souza,Nadia Aparecida de; Boruchovitch,Evely

O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre as potencia lidades do mapa conceitual como estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta ava liativa. Revisitar o referencial teórico relativo à temática possibilitou contemplar a utili dade do mapa conceitual sob diferentes perspectivas: daquele que ensina e daquele que aprende. Valer-se dos mapas conceituais como estratégias de ensino/aprendiz...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Regulação emocional: a construção de um instrumento e resultados iniciais

Cruvinel,Miriam; Boruchovitch,Evely

Este estudo descreve os passos da construção de um instrumento qualitativo para investigar estratégias de regulação emocional de estudantes brasileiros e relata os resultados iniciais obtidos com a aplicação do instrumento. Participaram 54 alunos de 3ª e 4ª séries de uma escola pública de Campinas. O instrumento é composto por uma entrevista com 24 questões relativas a quatro emoções: tristeza, raiva, medo e al...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Orientações motivacionais, crenças educacionais e desempenho escolar de estudan...

Paiva,Mirella Lopez Martini Fernandes; Boruchovitch,Evely

Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais, as crenças sobre esforço, inteligência e sorte e sobre as condições necessárias para a obtenção do sucesso na escola e as expectativas futuras quanto à superação de um desempenho acadêmico ruim, de 120 alunos do Ensino Fundamental. Examinou, ainda, as relações dessas variáveis entre si e com o desempenho acadêmico, o gênero e a série esco...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos

Costa,Elis Regina da; Boruchovitch,Evely

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a eficácia de uma intervenção em estratégias de aprendizagem na melhoria da qualidade da produção de textos de alunos. O estudo baseou-se num delineamento quase-experimental, realizado em 3 etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste. A qualidade da produção textual foi avaliada por meio da comparação de dois textos narrativos (pré e pós-teste), quanto aos aspectos est...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade

Oliveira,Katya Luciane de; Boruchovitch,Evely; Santos,Acácia Aparecida Angeli dos

O objetivo deste estudo foi verificar a validade fatorial de uma escala de estratégias de aprendizagem, bem como explorar sua validade concorrente em relação ao desempenho acadêmico de estudantes. Participaram 815 crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem foi aplicada coletivamente. Para a operacionalização dos ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Leitura e desempenho escolar em português e matemática no ensino fundamental

Oliveira,Katya Luciane de; Boruchovitch,Evely; Santos,Acácia Aparecida Angeli dos

O presente estudo objetivou explorar a relação entre compreensão em leitura e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental de escolas públicas. Participaram 434 estudantes matriculados nas 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries. Aplicou-se, coletivamente, o Teste de Cloze. As notas escolares das disciplinas de português e matemática foram obtidas junto às secretarias de cada instituição. Os resultados revelaram associaçã...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Escala de avaliação da motivação para aprender de alunos do ensino fundamental ...

Neves,Edna Rosa Correia; Boruchovitch,Evely

Este estudo descreve os passos relativos à construção de uma escala para avaliar a motivação para aprender de alunos brasileiros do ensino fundamental e apresenta a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram das duas etapas, 771 estudantes de 2ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Campinas, SP. O alpha de Cronbach foi de 0,80, indicando uma boa consistência interna ...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar

Oliveira,Katya Luciane de; Santos,Acácia Aparecida Angeli dos; Noronha,Ana Paula Porto; Boruchovitch,Evely; Cunha,Cláudia Araújo da

Esta pesquisa objetivou analisar a produção científica em avaliação psicológica no contexto escolar publicada em 234 artigos de sete periódicos científicos indexados. A análise baseou-se em alguns critérios da metaciência, a saber, autoria, temática, discurso e análise dos tipos de avaliações. Os resultados evidenciaram que em alguns periódicos há maior concentração de publicações sobre a temática, acentuada no...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

25 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia