As cidades ‘Património Mundial’ funcionam como uma distinção simbólica para a captação de muitos turistas. Nas cidades ‘Património Mundial’ os turistas procuram, através de diferentes experiências, observar e interpretar a herança cultural do local visitado. As fontes de informação são fundamentais para a promoção de uma cidade, e exercem um papel crucial no processo de decisão da escolha de um destino. O prese...
Os turistas viajam, cada vez mais, para observar ou consumir lugares com importância histórica. Neste desejo de consumo dos turistas estão as cidades históricas que, pela sua essência, funcionam como uma das principais atrações turísticas dos nossos dias. O turista cultural nas suas viagens às cidades históricas procura as diferenças culturais, a herança, o contacto com outras culturas. Classificada pela UNESCO...
O turismo cultural baseia-se, essencialmente, na difusão do património cultural. É através do património material e imaterial que muitas sociedades procuram a vinculação com a identidade local e universal. O desenvolvimento do turismo cultural não levou apenas a um aumento da procura do consumo, mas também a uma adaptação de diversas cidades com matrizes históricas para fins turísticos.
Nowadays, driven by multiple factors, tourist demand presents patterned behaviour which is subdivided into several typologies according to destination, product consumed and visitor profile features. In the case of cultural tourism, a good example is that of historic cities, which have their own cultural identity and heritage, and compete to make themselves different from one another through many marketing strat...
O capítulo tem como objetivo analisar os quadros metodológicos, que têm sido apresentados a nível internacional para desenvolver Contas Satélites do Turismo e as respetivas metodologias que têm sido utilizadas nos diferentes países, tanto para as economias nacionais como regionais. No entanto, mereceram um enfoque particular as metodologias que têm sido utilizadas para desenvolver CST para as economias regionai...
This poster focuses on the methodological features of the project Tourism Satellite Account (TSA) in the Alentejo Regional Area of Portugal, developed in the context of Regional Observatory for Tourism in the Alentejo 2010-2012. The purpose is to present the conceptual framework designed to be used in developing a Regional TSA. The literature review was undertaken to identify the methodological frameworks that ...
O livro aborda questões ligadas à área do património, do turismo, da cultura, da lusofonia e da política.
A terceira parte deste livro integra os trabalhos desenvolvidos na segunda fase deste projeto de investigação. Teve como objetivo central identificar as principais necessidades de informação para quantificar os benefícios económicos que o turismo pode originar para uma região de destino, neste caso concreto para a Região do Alentejo. Para concretizar este objetivo, começou-se por descrever alguns princípios ger...
A quarta parte desta monografia integra o trabalho desenvolvido para identificar e caraterizar as fontes de informação secundárias existentes que fornecem informação relevante para o desenvolvimento de uma Conta Satélite do Turismo para a Região do Alentejo (CST da RA). Neste sentido, começou-se por caraterizar as fontes de informação existentes que disponibilizam informação que poderá ser utilizada, de forma d...
To achieve development of sustainable tourism, policy makers and managers need up-to-date, accurate and relevant knowledge. Therefore, a tourism knowledge platform is essential for all stakeholders. Additionally, the internet is part of the day-to-day life of people and organisations, with all its inherent advantages. In this context, the present article features how the internet has been used by Portuguese pub...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||