Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Facilitadores Teatrais nos contextos das culturas populares

Bezelga, Isabel

O presente artigo tem como ponto de partida os resultados da investigação de doutoramento “Performance Tradicional e Teatro e Comunidade: Interacções; Contributos e Desafios Contemporâneos. O caso das ‘Brincas de Évora’”, destacando-se a análise de uma performance tradicional no Sul de Portugal - Brincas Carnavalescas de Évora – compreendendo quer os seus sentidos na contemporaneidade, quer os seus contributos...


Danza tradicional na escola: Relato de duas experiencias de inclusión da danza...

Araújo, Liliana; Prieto, Mercedes; Bezelga, Isabel

It’s a central concern of our government to provide the arts on schools. In this way, it’s important to take some data from this kind of practices that can improve the decisions token by our local and national governors. In this article, we present two artistic education experiences, particularly, through international traditional dance classes, implemented on all Évora basic schools: The JOGAR program, and the...


Manifestações de teatralidade popular: As Brincas de Évora

Bezelga, Isabel

A presente comunicação discute os elementos de teatralidade presentes nas manifestações performativas populares actuais, com particular ênfase para a análise da produção discursiva com raízes na tradição oral, a partir do estudo de caso sobre as brincas de Évora. Pretende abrir um espaço de reflexão sobre o seu contributo para a educação e formação de professores.


Aprender com a arte popular

Bezelga, Isabel; Valente, lucília

Resumo O presente texto aborda o contributo que as manifestações artísticas populares poderão desempenhar na elaboração de um currículo de formação de professores e animadores artísticos vocacionados para a intervenção e criação em contextos culturais diversos. Tomando como exemplo as Brincas de Évora, pretendemos equacionar os seus sincretismos na promoção do desenvolvimento comunitário. As Brincas de Évora s...


Manifestações de teatralidade popular: As Brincas de Évora

Bezelga, Isabel

Nas práticas contemporâneas de criação e formação artística tem-se assistido a um vivo interesse pelas soluções performativas populares. A criação teatral, atravessando a diversidade de contextos e grupos culturais, tem estado na base de estimulantes projectos e propostas dramatúrgicas, nomeadamente na construção de novos objectos artísticos, através de uma reapropriação, acentuando uma esteticização crescent...


Encontros de Teatro na Escola

bezelga, isabel

A evolução da expressão Dramática/Teatro no seio das várias áreas de Expressão Artística – 3º ciclo e Secundário (últimos 30 anos)e as Questões que se colocam à Formação de Professores no Desenvolvimento de Competências em Teatro / Expressão Dramática


“LET’S MUS-E® TOGETHER!”

bezelga, isabel; pereira, tiago

do MUS-E ao MUSEpe, 9 anos de intervenção na EB1 da Cruz da Picada de Évora. Esta comunicação possibilitará a realização de uma viagem/reflexão através da história do projecto MUS-E na EB1 da Cruz da Picada de Évora, nomeadamente através de alguns exemplos de acções que têm tido um impacto muito positivo


SIMPÓSIO -CONGESSO UNICIDADE DO CONHECIMENTO

bezelga, isabel; Espiridião, Alexandra

A presente comunicação focará num primeiro tempo os aspectos pertinentes de um processo de formação supervisionada no âmbito de um projecto de investigação-acção realizado na área da Educação intercultural desenvolvido no seio do Projecto MUS-E e num segundo tempo gostaríamos de vos dar conta do processo de criação de uma das intervenções realizadas em conjunto com o PIM-TEATRO – A Feira do Imaginário – e discu...


comunicação apresentada no IDEA 2007‧ Sixth World Congress‧ July 16-22 ‧Hong Kong

Bezelga, isabel; Espiridião, Alexandra; Carvalho, Inês

MUS-E project in Évora (a historycall city in the south of Portugal) is part of the international network MUS-E – artists in school Programme, founded by Yehudi Menuhin over a decade ago. MUS-E Évora has been focusing it’s activities in Cruz da Picada Elementary School, working towards the integration of ethnical minorities into society through the practice of the arts at school, struggling against social and c...


DRAMA/THEATRE & EDUCATION in PORTUGAL

bezelga, isabel

This paper will firstly focus on a historical view of Arts and Theatre Education in Portugal and the relevant aspects of the development of drama in education in the last 30 years, since the April Revolution, across all the levels of education, since the pre-schooll until the teacher training in University. Secondly, it will give you an account of the presence of theatre Education from 12 to 16 in the formal ...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data







Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia