A última evolução da Internet, designada como Web 2.0, diluiu a linha que separa os produtores dos consumidores de conteúdos e fez com que o enfoque passasse a estar no acesso às pessoas e não no acesso à informação. Novos tipos de media participativos online, tais como redes sociais, blogues, wikis, e comunidades virtuais, permitem que pessoas com interesses comuns se reúnam, partilhem ideias e colaborem de fo...
Neste artigo abordam-se os impactos futuros da web participativa na educação e, mais especificamente, no ensino superior. Indicam-se alguns impactos em geral e discutem-se, em particular: os impactos na estratégia das instituições; na aprendizagem, ensino e evaliação; nas fronteiras da sala de aula; e na tecnologia. O artigo termina com uma análise e reflexão crítica.
Este artigo tem por objectivo a apresentação de um roteiro de formação baseado no contexto de estudo acompanhado que recorre à conceptualização de um roteiro de formação/roteiro de aula que identifica os vários módulos formativos ou disciplinas de ensino, organizados através de marcos de aprendizagem indexados aos conteúdos de formação e ensino propostos com o intuito de que estes sejam aprendidos com maior suc...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |