Atualmente, devido à crescente pluralidade (tradicional e individual), todos os dias nos deparamos com situações de comunicação exolingue e pluricultural. Para responder aos desafios que estas situações nos colocam, importa desenvolver competências para comunicar com o Outro, ou seja, uma Competência de Comunicação Intercultural (CCI). O desenvolvimento desta competência deve começar na escola, nomeadamente na ...
Situado entre o discurso investigativo e o profissional da Didática de Línguas, o presente estudo assenta: num entendimento da educação em línguas como um processo valorizador da diversidade linguística e cultural, tendo como fim último a promoção da intercompreensão e do diálogo intercultural, dentro dos pressupostos de uma didática das línguas e do plurilinguismo; na conceção do professor de línguas como um d...
Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...
Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...
Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político-educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desafi...
This paper describes the versatility of N-Acyl-3,3-difluoro-2-oxoindoles, obtained from the the reaction of N-acylisatins with (diethylamino)sulphur trifluoride (DAST) which, on opening of the heterocyclic ring by reactions with nucleophiles, lead to the formation of a variety of products: reaction with water yields 2-(2-amidoacyl)-2,2-difluoroacetic acids, with alcohols yields alkyl 2-(2-amidoacyl)-2,2-difluor...
Com o objetivo de caracterizar o comportamento contraceptivo, especialmente o uso da anticoncepção de emergência, entre mulheres jovens de alta escolaridade, foi enviado por e-mail um questionário estruturado a todas as graduandas de um curso de enfermagem de uma universidade pública na cidade de São Paulo, no mês de junho de 2006. Do total de 300 alunas que foram convidadas a participar do estudo, 196 responde...
No seio de sociedades cada vez mais plurilingues e multiculturais, coloca-se à escola o desafio de cultivar uma compreensão mútua, promotora de relações de cooperação entre os diversos cidadãos, no sentido de os preparar para participar no diálogo intercultural, leit-motiv que a Comissão Europeia definiu para o ano de 2008. Dadas as características do objecto de ensino/aprendizagem das disciplinas de línguas, ...
Explorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na pro...
L’intercompréhension, en tant que le processus et le résultat de l’engagement communicatif des sujets, ne peut pas être réduite au domaine des compétences, notamment à celles de compréhension. Elle est d’avantage reliée aux plusieurs axes de développement d’une éducation plurilingue et interculturelle, de plus en plus valorisée dans les orientations politiques et éducatives européennes, en particulier en ce qui...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |