Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

NATIONAL INSTITUTE FOR ADULT EDUCATION AND TRAINING (ANEFA): A LANDMARK ON THE ...

Barros, Rosanna; Universidade do Algarve, Portugal

The paper presents the sociopolitical framing where the first National Institute for Adult Education and Training (ANEFA) was created. We prove that ANEFA has been essential to the present development of this educational sector. Then we argue that the role of ANEFA was related to introduce, in national context, a new regulatory logic that has established a pluriscaled governance of adult education and training....

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação


Social care and well-being. Experiences and perspectives of an old-aged group

José, José de São; Barros, Rosanna; Samitca, Sanda; Teixeira, Ana

This paper intends to undertake an initial/preliminary exploration of the subjective well-being regarding the reception of social care and other domains of life in a group of older people. It is, therefore, a descriptive paper that raises more questions than offers answers. Data was collected in the scope of a larger qualitative research project through the conduction of a focus group with elders receiving some...


Mediar entre regulação e emancipação : perspetiva crítica sobre os princípios e...

Barros, Rosanna

Neste texto, aborda-se a mediação política, tomando o Estado e a sociedade civil como referentes teóricos. Problematiza-se o estado de tipo policêntrico que de mediador no conflito social passa a articulador de consenso entre interesses pluralistas. Considera-se que a educação crítica no trabalho social não pode ignorar as redes e fluxos locais, nacionais e globais, que se combinam em moldes ideológicos contrad...


Social Care and Well-being. Experiences and Perspectives of an Old-aged Group

São José, José; Barros, Rosanna; Samitca, Sanda; Teixeira, Ana

This paper intends to undertake an initial/preliminary exploration of the subjective well-being regarding the reception of social care and other domains of life in a group of older people. It is, therefore, a descriptive paper that raises more questions than offers answers. Data was collected in the scope of a larger qualitative research project through the conduction of a focus group with elders receiving some...


O Movimento das Histórias de Vida e a Educação de Adultos de Matriz Crítica: id...

Barros, Rosanna

Este texto situa-se no panorama internacional da educação de adultos no qual a importância do movimento das histórias de vida para o debate que a problemática que opõe o diagnóstico de necessidades ao reconhecimento de adquiridos suscita é fundamental enquanto tentativa de superação da lógica dicotómica da racionalidade científica moderna, ou seja, como uma nova gnose que ao invés de separar e dividir pretende ...


ElderViews. O Outro Lado da Relação de Cuidar: o Olhar do Idoso. Relatório de R...

São José, José; Barros, Rosanna; Samitca, Sanda; Teixeira, Ana

Na revisão da literatura que se segue pretendemos dar resposta à seguinte questão: o que é que se sabe, em termos científicos, sobre as perspetivas das pessoas idosas relativamente aos relacionamentos de cuidar em que estão inseridos? Far-se-á também uma caracterização da produção científica sobre esta problemática em termos das suas orientações teóricas e metodológicas, e ainda uma apreciação crítica da invest...


ElderViews. O Outro Lado da Relação de Cuidar: o Olhar do Idoso. Relatório Focu...

São José, José; Barros, Rosanna; Samitca, Sanda; Teixeira, Ana

Em setembro de 2011 realizou-se o primeiro focus group (FG) num dos equipamentos sociais pertencentes a uma instituição de solidariedade social vocacionada para o apoio à população idosa na região do Algarve. Tal como foi inicialmente planeado, este FG proporcionou o primeiro contacto com a população-alvo da investigação, tendo-se identificado diversos temas que ajudarão a levar a cabo as próximas tarefas de in...


Conocimiento-acción, intelectuales organicos y educación de adultos en el globa...

Barros, Rosanna

Partindo da ideia de que a investigação em educação, e em políticas socioeducativas, visa desolcultar as relações de poder que compõem o social, este texto discute o papel intelectual orgânico de hoje, comprometido com a emancipação social e a democratização. Coloca-se no centro do debate o conhecimento-acção próprio da educação social e de adultos visando encontrar pistas para construir uma utopística capaz de...


Adult educators in Portugal : which role have they been playing?

Barros, Rosanna; Tavares, Nélia

Our paper is based on a present ongoing research devoloped in a Master degree program, a case study with an interpretative approach, which is mainly motiveded by two questions and was born on a seff critical reflection abaut a daily working context of one of the authors of this paper, witch is a professional of recognition, validation and certification since the last four years (...).


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data





Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia