Encontrados 18 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Textual production in the knowledge-based society: The case of the future soci...

Silva, A.I.; Balula, João Paulo Rodrigues

Poster presented in IAIMTE Internacional Conference: Literacies and effective learning and teaching for all ; The PISA results have been showing the difficulties in literacy of the Portuguese young people with 15 years old. On the other hand the knowledge-based society is demanding, in an increasing way, from the younger and the adults a capacity to use the information emanated from several sources and availab...


As repercussões das Metas Curriculares nos manuais escolares de Português do En...

Balula, João Paulo Rodrigues; Matos, Isabel Aires de; Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce; Amante, Susana; Castelo, Adelina

Os últimos anos têm sido marcados por contínuas e rápidas alterações ao nível das orientações curriculares do Português do Ensino Básico. Na sequência destas alterações, tem sido feito um grande esforço para produzir materiais didáticos que acompanhem a evolução ocorrida. Considerando que o ciclo de vida dos manuais escolares, um recurso didático com grande importância quer para os professores, quer para os alu...


Acesso à informação: perceções e práticas no Ensino Superior na era da globaliz...

Silva, Ana Isabel; Melão, Dulce Helena; Balula, João Paulo Rodrigues

Um dos múltiplos desafios alimentados pela sociedade globalizada tem sido a permanente (re)conceptualização do conceito de literacia, ditada por uma (r)evolução digital que tem transformado a interação dos cidadãos com a informação. Tal mudança tem-se repercutido na arena educativa, convocando uma reflexão ampla sobre o modo adequado de resposta a tal desafio. Os estudantes do Ensino Superior, pela especificida...


Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitur...

Melão, Dulce; Balula, João Paulo Rodrigues

Resumo: A Escola assume, hoje, um papel cada vez mais ativo na formação dos (ciber)leitores, sendo chamada a reconfigurar um conjunto pré-existente de práticas em literacia onde predomina o texto impresso para um universo digital complexo, no qual o ecrã tem primazia. Assim, neste artigo procuraremos: (1) reforçar o modo como novas práticas em literacia emergem em permanência na nossa sociedade, repercutindo-se...


A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para...

Rego, Belmiro; Gomes, Cristina; Balula, João Paulo Rodrigues

O século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos. Por outro lado, a necessidade de dar resposta à educação para todos acentuou as responsabilidades dos políticos, dos professores e dos inves...


Estratégias de leitura funcional: uma proposta de abordagem didática

Balula, João Paulo Rodrigues

O acesso às fontes da informação e do conhecimento está cada vez mais facilitado devido aos meios colocados à disposição dos cidadãos. A língua escrita é cada vez mais uma fonte privilegiada, assumindo a leitura um papel único no acesso a essa fonte da informação e do conhecimento. Tendo por base um estudo levado a cabo com alunos do ensino básico, no âmbito de um projeto de doutoramento em Didática (Universida...


Ler e escrever no século XXI. Apontamentos de um percurso de educação não-formal

Balula, João Paulo Rodrigues; Martins, Luísa Maria Lopes

A preparação do Homem para a Sociedade do Conhecimento passa, no século XXI, necessariamente, pelo desenvolvimento de competências relacionadas com o processamento da informação escrita. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. A leitura apresenta-se, cada vez mais, como uma actividade determinante em toda a vida do indivíduo, quer no que diz respeito à sociedade em geral, quer no q...


Formar leitores na Sociedade do Conhecimento

Balula, João Paulo Rodrigues

A apropriação da informação escrita, a partir de uma rápida e eficiente pesquisa, tornou-se vital. Neste contexto, cabe à Escola proporcionar a todos os indivíduos o desenvolvimento da compreensão do escrito. Nesta comunicação, pretendemos reflectir sobre o papel desempenhado pela Escola na formação de leitores. Do Jardim de Infância à Escola Secundária, existe o imperativo de contribuir para que a leitura seja...


A avaliação e certificação de manuais escolares em Portugal: um contributo para...

Rego, Belmiro; Gomes, Maria Cristina Azevedo; Balula, João Paulo Rodrigues

O século XXI tem trazido à sociedade, em geral, e à Escola, em particular, cada vez mais e maiores desafios. Entre estes desafios, destacam-se os que correspondem à necessidade de assegurar a qualidade do sistema educativo, quando os recursos económicos se tornam escassos, o público é cada vez mais heterogéneo e em que há um aumento das expectativas relativamente ao contributo da Escola para o desenvolvimento d...


Da leitura à escrita: a tomada de notas (TDN) como estratégia

Balula, João Paulo Rodrigues

A evolução da Sociedade do Conhecimento coloca à nossa disposição muitas e variadas fontes da informação e do conhecimento. Mas, para aceder, sem constrangimentos, a essas fontes, é necessário que cada pessoa consiga mobilizar competências que lhe permitam processar a informação e o conhecimento. A língua escrita continua a ser uma fonte de informação privilegiada. Ora, no contexto da Sociedade do Conhecimento...


18 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento









Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia