Tese de doutoramento, Educação (Psicologia da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; Os caminhos da educação de adultos, em Portugal, não têm sido lineares, reflectindo as mudanças políticas, sociais e educativas que se manifestaram nas últimas décadas. Os índices nacionais de conclusão do ensino secundário revelam-se abaixo dos europeus, o que pouco contribui para a afirmação e compe...
As transições políticas, económicas e sociais que Portugal vivenciou nas últimas décadas têm configurado as decisões educativas que foram sendo assumidas pelos órgãos governativos e que (re)equacionaram o papel desempenhado pelos docentes e pelos estudantes em espaço pedagógico. Os elevados níveis de insucesso académico que se observam no ensino recorrente (Lima, 1994) exigem uma reflexão cuidada em torno das p...
A educação, que nem sempre acompanha as mudanças sociais e políticas, continua a ser apontada como a chave do futuro e um meio para permitir aos indivíduos acompanhar, compreender e participar activamente na vida democrática do país. A nível nacional, a educação de adultos tem sofrido avanços e retrocessos, que contribuíram para colocar Portugal na cauda da Europa em relação às habilitações académicas da popula...
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