O texto, fruto das pesquisas dos autores, tem com objetivo refletir sobre como a cultura e o currículo produzidos no contexto da colonização e da heteronormatividade se articulam com os currículos escolares atuais e mostrar que, mesmo havendo uma cultura hegemônica que institui um determinado currículo e, portanto, determinadas identidades como legítimas, é possível perceber que sempre há espaços onde os grupos...
O texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspir...
O artigo sustenta que raça e classe estão articuladas no contexto brasileiro, produzindo efeitos na identidade afrodescendente. Especificamente, neste texto estão em jogo os efeitos que o acesso à universidade tem para os afrodescendentes na construção de sua identidade cultural. Considera os universitários beneficiados pelo projeto Negraeva, iniciado em 2002, projeto de apoio para a manutenção de afrodescenden...
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