Encontrados 3 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

A infiltração dos saberes/poderes dos grupos subalternizados no currículo e a s...

Nascimento, Adir Casaro; Universidade Católica Dom Bosco; Backes, José Licínio; Universidade Católica Dom Bosco

O texto, fruto das pesquisas dos autores, tem com objetivo refletir sobre como a cultura e o currículo produzidos no contexto da colonização e da heteronormatividade se articulam com os currículos escolares atuais e mostrar que, mesmo havendo uma cultura hegemônica que institui um determinado currículo e, portanto, determinadas identidades como legítimas, é possível perceber que sempre há espaços onde os grupos...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A presença de sujeitos culturais negros no contexto do ensino superior e a afir...

Backes, José Licínio

O texto é resultado da pesquisa docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco, “A afirmação da identidade negra pelo acesso à universidade: o projeto Negraeva”, financiada pela FUNDECT/MS e tem como objetivo problematizar a produção de identidades culturais negras por meio do currículo que circula no Ensino Superior. A compreensão de currículo é inspir...


Articulando raça e classe: efeitos para a construção da identidade afrodescendente

Backes,José Licínio

O artigo sustenta que raça e classe estão articuladas no contexto brasileiro, produzindo efeitos na identidade afrodescendente. Especificamente, neste texto estão em jogo os efeitos que o acesso à universidade tem para os afrodescendentes na construção de sua identidade cultural. Considera os universitários beneficiados pelo projeto Negraeva, iniciado em 2002, projeto de apoio para a manutenção de afrodescenden...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

3 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data




Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia