Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, esta narrativa apresenta caraterísticas de um bildungsroman, propondo aos seus jovens leitores refletir sobre aspetos essenciais da vida do sujeito como sejam, por exemplo, o significado do cumprimento da palavra dada, a importância da honra, o valor da amizade ou o que implica a aceitação, sem condicionamentos, do Outro. Esta importante dimensão axiológica, que abarc...
Embora o conceito de família possa ser perspetivado como histórica e sociologicamente variável, com representações, valores e ideologias nem sempre coincidentes, ele constitui hoje um elemento nuclear no processo educativo das crianças. Este artigo partirá das representações da família nos clássicos Peter Pan, de James Barrie, e Pipi das Meias Altas, de Astrid Lindgren, equacionando os lugares da família num qu...
La narración de cuentos literarios por estudiantes universitarios de Grado y Licenciatura de Educación Infantil es una experiencia de trabajo cuya finalidad es la mejora de la competencia comunicativa de estos estudiantes. La metodología empleada para llevar a cabo esta práctica está basada en los principios pedagógicos del Aprendizaje Servicio, los cuales combinan el currículo académico con un servicio a la co...
Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, ...
El presente trabajo sobre poemas infantiles y juveniles en castellano es una propuesta didáctica que se llevó a cabo en un contexto escolar con el fin de que los alumnos de Educación Primaria desarrollen una buena competencia lectora, escritora y literaria de este género poético en esta etapa de escolarización obligatoria. Para ello se propone un conjunto de poemas de diversa forma y estructura y un modelo de a...
Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o...
Comunicação proferida na abertura do "VII Encontro de Educação : Numeracia e Literacia em Educação" ; Esta conferência aborda as principais perspectivas e desafios com que nos confrontamos quando abordamos o conceito de literacia. Assume-se que a aprendizagem da literacia é um direito da pessoa e que o conceito incorpora, no seu espectro semântico, processos de transformação social e política, muito para além ...
O que significa a Globalização hoje? Quais os seus lugares, vozes, rostos e imagens na literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil? Como é que ela é dada a ler? De que forma é que as gerações mais jovens concebem a existência de um mundo diverso e plural, um mundo onde o Outro cada vez mais se presentifica e se torna um meu semelhante? Esta obra, escrita com a colaboração de especialistas nos d...
Obra constituída por 8 ensaios nos domínios da Literatura Infantil e Juvenil e do Imaginário, onde se abordam a natureza e alguns dos atributos mais visíveis dos textos da literatura infantil, o papel do contador de histórias, os percursos de leitura de um álbum narrativo, o lugar da alteridade e da interculturalidade num texto de Luísa Ducla Soares, a obra Pinóquio, as marcas do desejo e da metamorfose em duas...
O livro completo encontra-se em: http://hdl.handle.net/1822/11454 ; A literatura infantil tem sido povoada por uma série de figuras monstruosas capazes de atemorizar os seus leitores: basta pensarmos, por exemplo, nas figuras do lobo, do ogre ou da bruxa, monstros que, revestidos de uma natureza não humana ou supra-humana, encarnam o Mal e tudo quanto de negativo e de perigoso pode existir. Porém, essa literat...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |