Encontrados 33 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Luz e sombra na obra para jovens de Luís Sepúlveda : reflexões sobre "História ...

Azevedo, Fernando José Fraga de

Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, esta narrativa apresenta caraterísticas de um bildungsroman, propondo aos seus jovens leitores refletir sobre aspetos essenciais da vida do sujeito como sejam, por exemplo, o significado do cumprimento da palavra dada, a importância da honra, o valor da amizade ou o que implica a aceitação, sem condicionamentos, do Outro. Esta importante dimensão axiológica, que abarc...


O clube dos afetos : apontamentos sobre representações da família em clássicos ...

Azevedo, Fernando José Fraga de

Embora o conceito de família possa ser perspetivado como histórica e sociologicamente variável, com representações, valores e ideologias nem sempre coincidentes, ele constitui hoje um elemento nuclear no processo educativo das crianças. Este artigo partirá das representações da família nos clássicos Peter Pan, de James Barrie, e Pipi das Meias Altas, de Astrid Lindgren, equacionando os lugares da família num qu...


Narración de cuentos literários por estudiantes de Grado y Licenciatura de Educ...

Selfa, Moisés; Azevedo, Fernando José Fraga de

La narración de cuentos literarios por estudiantes universitarios de Grado y Licenciatura de Educación Infantil es una experiencia de trabajo cuya finalidad es la mejora de la competencia comunicativa de estos estudiantes. La metodología empleada para llevar a cabo esta práctica está basada en los principios pedagógicos del Aprendizaje Servicio, los cuales combinan el currículo académico con un servicio a la co...


Educação, cultura e imaginário

Araújo, Alberto Filipe; Azevedo, Fernando José Fraga de; Araújo, Joaquim Machado de

Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, ...


Poesía en castellano para la Educación Primaria : algunas secuencias prácticas ...

Selfa, Moisés; Azevedo, Fernando José Fraga de

El presente trabajo sobre poemas infantiles y juveniles en castellano es una propuesta didáctica que se llevó a cabo en un contexto escolar con el fin de que los alumnos de Educación Primaria desarrollen una buena competencia lectora, escritora y literaria de este género poético en esta etapa de escolarización obligatoria. Para ello se propone un conjunto de poemas de diversa forma y estructura y un modelo de a...


Poesia na infância e formação de leitores

Azevedo, Fernando José Fraga de; Melo, Isabel Maria Pinto do Souto e

Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o...


Educar para a literacia : perspectivas e desafios

Azevedo, Fernando José Fraga de

Comunicação proferida na abertura do "VII Encontro de Educação : Numeracia e Literacia em Educação" ; Esta conferência aborda as principais perspectivas e desafios com que nos confrontamos quando abordamos o conceito de literacia. Assume-se que a aprendizagem da literacia é um direito da pessoa e que o conceito incorpora, no seu espectro semântico, processos de transformação social e política, muito para além ...


Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens

Azevedo, Fernando José Fraga de, coord.; Mesquita, Armindo, coord.; Balça, Ângela, coord.; Silva, Sara Raquel Reis da, coord.

O que significa a Globalização hoje? Quais os seus lugares, vozes, rostos e imagens na literatura de potencial recepção leitora infantil e juvenil? Como é que ela é dada a ler? De que forma é que as gerações mais jovens concebem a existência de um mundo diverso e plural, um mundo onde o Outro cada vez mais se presentifica e se torna um meu semelhante? Esta obra, escrita com a colaboração de especialistas nos d...


Infância, memória e imaginário : ensaios sobre literatura infantil e juvenil

Azevedo, Fernando José Fraga de

Obra constituída por 8 ensaios nos domínios da Literatura Infantil e Juvenil e do Imaginário, onde se abordam a natureza e alguns dos atributos mais visíveis dos textos da literatura infantil, o papel do contador de histórias, os percursos de leitura de um álbum narrativo, o lugar da alteridade e da interculturalidade num texto de Luísa Ducla Soares, a obra Pinóquio, as marcas do desejo e da metamorfose em duas...


Da luta entre o bem e o mal, as crianças são sempre vencedoras

Azevedo, Fernando José Fraga de

O livro completo encontra-se em: http://hdl.handle.net/1822/11454 ; A literatura infantil tem sido povoada por uma série de figuras monstruosas capazes de atemorizar os seus leitores: basta pensarmos, por exemplo, nas figuras do lobo, do ogre ou da bruxa, monstros que, revestidos de uma natureza não humana ou supra-humana, encarnam o Mal e tudo quanto de negativo e de perigoso pode existir. Porém, essa literat...


33 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia