The intergenerational program presented here is a part of a major research, which includes several projects developed in the north of Portugal. The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational program between a school (students (N=25 from seventh grade) and a nursing home (N=15). We wish to register on L...
Este trabalho foi realizado no sentido de compreender a Metodologia de ensino da leitura e da escrita, valorizando o método Jean Qui rit e as efectivas vantagens na aplicação. Pretende-se, essencialmente, evidenciar o papel das novas tecnologias na educação na actualidade, assim como a sua pertinência nas aprendizagens efectuadas pelas crianças que usufruem do Método em questão. A junção de ambos, resulta num p...
A propagação vegetativa de espécies medicinais vem despertando o interesse de pesquisas agronômicas já que se constitui em ferramenta básica para qualquer cultivo em escala comercial. Neste contexto, este trabalho objetivou avaliar a propagação por estaquia da cana-do-brejo, considerando o tipo de estaca, a presença de folhas e o tipo de substrato no enraizamento. Foram utilizados dois tipos de substrato: areia...
Atendendo às lacunas e à genérica falta de interesse assinaladas nos alunos em termos da sua expressão escrita, bem como à complexidade envolvida neste processo, é objectivo deste artigo divulgar o trabalho de escrita por projectos enquanto modalidade que visa promover a competência escritora de forma mais integrada. Num primeiro momento, serão apresentados alguns aspectos que permitem contextualizar a Escrita ...
A aprendizagem de línguas estrangeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico promove uma exposição à língua e cultura diferentes, nomeadamente de diversos países europeus falantes dessas mesmas línguas. Este mesmo contexto de ensino-aprendizagem tem especificidades próprias que vamos procurar enunciar neste artigo. Começaremos por nos referirmos à complexidade do processo de ensino- -aprendizagem de línguas estrangeiras...
Até agora, a Filosofia tem sido mantida distante da criança e, dependendo da abordagem pedagógica e antropológica que fizermos, ela deveria mesmo estar afastada. O problema não é nada simples: para alguns, a racionalidade necessária à elaboração do pensamento filosófico ainda não estaria presente (pelo menos nas primeiras fases da infância), enquanto que, para outros, a capacidade de indagação, questionamento e...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |