Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Discourses of heterosexuality in women's magazines’ ads : visual realizations a...

Coelho, Zara Pinto; Ribeiro, Silvana Mota

This article aims to identify the discourses articulated in images of heterosexual ads published in women’s magazines and their ideological underpinnings. It explores how heterosexuality is represented at a visual level, and examines the notions of femininity and masculinity, gender and sexuality that are constructed by the ads and the way they are intertwined. The main structures of the images are analysed wit...



O reino do casal heterossexual na publicidade : uma análise sociosemiótica das ...

Coelho, Zara Pinto; Ribeiro, Silvana Mota

Pretendemos identificar as estratégias visuais usadas na comunicação de discursos heterosexistas em anúncios publicitários publicados em revistas femininas, e saber se esse processo significa transformação ou reprodução da ordem heterogenderizada hegemónica das sociedades ocidentais. Os significados visuais são abordados a partir de um ponto de vista semiótico-social e descritos a partir do quadro analítico de ...



Para além da superfície visual : os anúncios publicitários vistos à luz da semi...

Ribeiro, Silvana Mota; Coelho, Zara Pinto

Na sequência de investigações anteriores, centradas em imagens publicitárias de revistas femininas, pretendemos neste trabalho apresentar a grelha de análise visual que construímos a partir da gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996) e mostrar que a descrição detalhada e sistemática dos recursos visuais que ela possibilita é relevante para reconstruirmos os conhecimento ou discursos subjacentes às imagens...


Do outro lado do espelho : imagens e discursos de género nos anúncios das revis...

Ribeiro, Silvana Mota

Tese de doutoramento em Ciências da Comunicação (especialidade de Semiótica Social) ; Não obstante o considerável volume de investigação sobre “imagens de mulheres” e sobre discursos ao longo dos últimos anos, em variados domínios, as abordagens não têm sido, por um lado, discursivamente enquadradas, nem têm mostrado pormenorizadamente os funcionamentos visuais dos anúncios femininos – não permitindo, por isso...


Turkey : the interface country between Orient and Occident and the fashion visu...

Weiand, Roberta; Broega, A. C.; Ribeiro, Silvana Mota

Turkey is an interface country between Eastern and Western cultures, therefore representing an excellent “case study” concerning the meeting of cultures: Occident versus Orient, Europe versus Asia. This paper takes an approach to fashion as a social and cultural phenomenon, therefore capable of communicating and reflecting the cultural identity “traces of a given society. Knowing the importance of visual codes ...


Analisando os discursos de género das e sobre as imagens publicitárias de mulhe...

Coelho, Zara Pinto; Ribeiro, Silvana Mota

Os estudos que abordam a problemática da representação visual do feminino têm-se centrado sobretudo na análise de imagens, sendo raros aqueles que a articulam com estudos de recepção. No presente trabalho, discutimos os desafios empíricos e teóricos envolvidos numa investigação em que se pretendeu articular uma análise da representação das mulheres na publicidade de revistas femininas, com uma análise da forma ...


Access of women and construction of femininity in the discourse of the portugue...

Coelho, Zara Pinto; Ribeiro, Silvana Mota

This paper examines some properties of the access of women to the Portuguese press, against the background of a more general discussion about the role of the press in the (re)production of gender inequalities in “western” societies (Gans, 1979; Tuchman, 1978; van Zoonen, 1994; Ayerra, 2003; Gallego, 2005). In particular we examine the sexual composition of the newsrooms and of the newspapers organization and so...


Sex, gender and ads : analysing visual images and their social effects

Coelho, Zara Pinto; Ribeiro, Silvana Mota

Our paper aims to identify the visual strategies by which heterosexist discourses are (re)produced in display ads published in women’s magazines, in ways which may be transformative as well as reproductive of the western hetero-gendered hegemonic order. The visual workings are approached from a social semiotic point of view, and analysed according Kress and van Leeuwen’s system of analysis (1996).


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data











Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia