Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees...

Gomes, Mariana; Avelar-Rosa, Bruno

This paper examines the Martial Arts and Combat Sports (MA&CS) pedagogy in the Physical Education and Sports Science (PESS) degrees offered in Brazil, France, Spain, and Portugal. Document analysis was used to observe the study plans of the universities. In the European countries, we tried to analyze every university with a PESS degree while in Brazil we examined at least one public university per state. The ex...


Articulação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma Proposta Ecológica a ...

Avelar-Rosa, Bruno; Figueiredo, Abel

O presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício pa...


Treino de Jovens: Princípios Orientadores

Avelar-Rosa, Bruno

Documento que recolhe os traços gerais da intervenção do treinador de jovens, considerando as possíveis orientações pedagógicas, os eixos de evolução do praticante, os diferentes modelos didáticos de iniciação, os momentos idóneos para a intervenção nas diferentes qualidades motoras e a relação entre o treinador de jovens e os restantes agentes implicados no processo (destacando-se, naturalmente, os pais).


Barcelona, Immigració i Cultures Esportives: Estudi per a determinar criteris d...

Niubó, Martí; Avelar-Rosa, Bruno

Resultados do estudo sobre os critérios de intervenção e promoção desportiva em coletivos imigrantes da cidade de Barcelona.


Estrutura e Organização do Desporto (em Idade) Escolar: Análise do Modelo de Ba...

Avelar-Rosa, Bruno

A análise realizada baseia-se na experiência do autor como Técnico Superior do Institut Barcelona Esports do Ajuntament de Barcelona (Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Barcelona) entre 2006 e 2009 e assume como objectivo observar a realidade estrutural do Desporto (em idade) Escolar, perspectivando a contribuição e papel de clubes, escolas e autarquias no estabelecimento de uma rede de desenvolvimento ...


La Iniciación a los Deportes de Combate: Interpretación de la Estructura del Fe...

Avelar-Rosa, Bruno; Figueiredo, Abel

El presente estudio, de carácter teórico, tiene por objeto exponer las líneas fundamentales de un modelo didáctico para la iniciación a los deportes de combate. Para ello se analizan las aportaciones de numerosos autores que desde diversas perspectivas consideran que la iniciación a los deportes de combate no significa iniciarse específicamente en alguna de sus modalidades, sino que implica un tratamiento integ...


"Percepção&Acção" - O Processo de Tomada de Decisão no Karaté

Avelar-Rosa, Bruno

Neste documento é nossa pretensão centrar-nos na expressão agonística do Karaté, ocorrente em especial na situação de Kumité, optando por abordar os aspectos perceptivos em correlação dinâmica e permanente com as questões relacionadas com a acção – através da decisão tomada (execução) mas também contemplando os processos de decisão ocorrentes. Neste sentido, o processo de organização do treino tático deverá ter...


Prática de Artes Marciais e Agressividade - Manifestação em Jovens Praticantes ...

Avelar-Rosa, Bruno; Santiago, Romero; Araújo, Duarte; Serpa, Sidónio

Estudo sobre a manifestação de agressividade em jovens praticantes de Karaté com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Foram observados grupos amostrais de praticantes e não praticantes de Karaté, considerando também a influência do seu nível de prática (experientes e principiantes) e experiência desportiva (para os não praticantes). Para tal, foi utilizado o Questionário de Buss & Perry (1992) adaptad...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data







Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia