Of the many of Information and Communication Technology (ICT) products, electronic games are considered as having great potential for improving health and social outcomes. This chapter considers the factors that may be involved in facilitating health and social outcomes and also those factors that might be considered risk factors by reviewing studies that have shown both positive and detrimental effects on peop...
In recent years, research on the psychology of gaming has examined the negative and positive outcomes of playing video games. Thus far, a variety of affective phenomena have been investigated. In this chapter we will continue this exploration by examining the emotions elicited by the act of playing video games. Because the study of emotions must rely on different type of methods, including subjective self-repor...
Estudos recentes sugerem que jogar jogos electrónicos violentos (JV) habitua e dessensibiliza os jogadores à violência. Este estudo investigou se jogar um JV reduz a reatividade emocional perante estímulos afetivos. Sessenta e dois participantes jogaram em duas sessões: na primeira, um JV e um jogo não violento (JNV), em ordem contrabalançada; na segunda, foram distribuídos aleatoriamente para jogar JV ou JNV e...
Vários autores destacam que a maioria do conhecimento público sobre terrorismo e sobre os seus efeitos nas vítimas é influenciado pelo media, o que por sua vez pode afectar as emoções, cognições e comportamentos das pessoas. Este artigo visa compreender o modo como os Portugueses percepcionam o risco de futuros atentados terroristas. Dois estudos avaliaram os preditores da percepção de risco de terrorismo. No E...
This chapter intends to contribute to the clarification of the controversy surrounding the short-term effects of playing violent games [VG] on aggressive and prosocial behavior, aggressive thoughts, feelings, and physiological measures. An updated review of research on the effects of playing VG on the main variables under analysis is reviewed and some theoretical approaches, as well as methodological concerns, ...
O presente estudo testou a eficácia de vários excertos musicais na indução dos seguintes quatro estados emocionais específicos: a tristeza, a alegria, o medo e a raiva, e um estado neutro. Cinquenta estudantes universitários (29 do sexo feminino; 19-30 anos de idade) avaliaram os seus estados emocionais e afectivos imediatamente após a exposição a cada um dos 11 excertos musicais seleccionados. Foram usados ite...
O presente estudo teve como objectivo testar a eficácia do recurso a excertos de filmes na indução das emoções alegria, tristeza, raiva, medo e repugnância. Oitenta participantes foram expostos a 18 excertos e reportaram o modo como se sentiram após a breve exposição. Além das emoções específicas em análise, avaliou-se a valência e a activação afectivas bem como a sensação de presença. De um modo geral, foi pos...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |