Este artigo visa perspectivar o conceito de Comunidade Virtual de Aprendizagem à luz do conjunto de referências teóricas que nos últimos anos foram sendo mobilizadas para conceptualização, organização e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem. Apesar da componente social não ser coisa nova na discussão sobre a função da escola e das instituições educativas, reflete-se também sobre a aprendizagem que é re...
The purpose of this paper is to discuss tangible and effective ways to integrate Information and Communication Technologies (ICT) into school curricula. In order to do so, we make use of severalyears of thoughtful consideration about this issue and, more specifically, of the work that we have recently developed in the context of the “Learning Outcomes” project hosted by the Portuguese Ministry of Education in ...
This paper presents the results of an exploratory study. The goal is to understand the nature of the difficulties faced by higher education students, when they are encouraged to use methodologies based on the use of online Personal Learning Environments (PLE). Two groups of 2nd-year degree students were surveyed through a questionnaire, in two different academic years, as part of a curricular subject that promo...
In the wake of the vast array of new horizons the Internet has opened up in little more than a decade, one can truly say that today distance learning is an entirely different activity than what is was in the past, especially as regards the resources used and the network-based teaching processes. Distance learning is today supplied not only by institutions specialised in the field, such as the open universities,...
Neste texto apresenta-se um quadro analítico dos projetos pedagógicos de utilização de tecnologias digitais recentemente apresentados pelas escolas e selecionados no âmbito do Concurso Aprender e Inovar com TIC, promovido pela Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em Portugal.
O propósito deste estudo exploratório é o de compreender a natureza das dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino superior quando encorajados a utilizar metodologias baseadas na utilização de ambientes pessoais de aprendizagem online. Inquirido um grupo de estudantes de 2.º ano de Licenciatura através de questionário, a análise dos resultados permite concluir que os estudantes reconhecem, em geral...
As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Proj...
Com a crescente oferta de oportunidades de ensino e aprendizagem formais através da Internet, passa a ser crítico o desenvolvimento de materiais de suporte a uma aprendizagem mais flexível e autónoma por parte de quem aprende. O desenvolvimento desse tipo de materiais, não deixando de constituir uma novidade para a maior parte dos agentes educativos, veio introduzir novos desafios em termos de concepção e reali...
Nunca como no início do Século XXI foi tão pertinente colocar no centro da discussão a relação entre “Digital” e “Currículo”. O mesmo é dizer, a relação entre a tecnologia digital como linguagem de comunicação e expressão de ideias, com elevado potencial para fazer e aprender de modo diferente, e a necessidade cada vez mais sentida de ambientes de aprendizagem alternativos à Escola tal como a conhecemos (Papert...
Resumos das comunicações disponíveis no sítio do Encontro, em http://ticeduca.ie.ul.pt/ ; As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemo...
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