Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

“Papagaio colorido”? “Bola saltitante”? “Construtor de pontes”?: como é que os ...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...


Language education at the University of Aveiro before and after Bologna: practi...

Pinto, Susana; Araújo e Sá, M. H.

Higher education plays a fundamental role in the construction of a European citizenship that demands the development of plurilingual competences. Although the Bologna Process highlights that development (relating it to mobility, employability and lifelong learning), language education does not seem to be a priority in the agenda of higher education institutions (Tudor 2006).In the context of curricular restruct...


As línguas na investigação científica: práticas e discursos na Universidade de ...

Pinto, Susana; Araújo e Sá, M. H.

Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Para descrição das práticas, foram recolhidos e analisados Relatórios Anuais das Unidades de Investig...


«Papagaio Colorido?»; Bola Saltitante?»; «Construtor de Pontes?»: Como é que os...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político-educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desafi...


As línguas na internacionalização da Universidade de Aveiro

Pinto, Susana; Araújo e Sá, M. H.

Partindo da análise de documentos que revelam a missão, objectivos e vectores estratégicos da Universidade de Aveiro, apresentamos um estudo com o qual se pretende compreender o papel que as línguas desempenham nas estratégias de internacionalização definidas pela instituição.


Former des professeurs de langues par et pour l’intercompréhension: une étude e...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

L’intercompréhension, en tant que le processus et le résultat de l’engagement communicatif des sujets, ne peut pas être réduite au domaine des compétences, notamment à celles de compréhension. Elle est d’avantage reliée aux plusieurs axes de développement d’une éducation plurilingue et interculturelle, de plus en plus valorisée dans les orientations politiques et éducatives européennes, en particulier en ce qui...


Diálogos, discursos e práticas curriculares em torno do conceito de intercultur...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Tornar a interculturalidade presente na educação formal implica formar os professores dentro dos seus pressupostos. Assim, desenvolvemos uma acção de formação, colocando o professor numa dupla situação, profissional e sujeito de linguagem, acreditando que a intersecção entre as vivências experienciadas nas duas situações favorece o desenvolvimento profissional. Partindo das impressões dos formandos, reflectirem...


L’Interculturalité dans les discours et pratiques des enseignants en langues en...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Plus récemment, encadré par une politique éducative qui valorise la diversité linguistique et culturelle des sociétés contemporaines, le concept d’interculturel est devenu central dans le discours de la Didactique des Langues-Cultures (DLC). Pour qu’il soit opératif dans des contextes éducatifs, notamment dans des pratiques curriculaires des cours des langues, il faut former l’enseignant dans les présupposés d...


O diálogo intercultural e o espaço curricular das línguas: uma experiência no c...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

A escola deve contribuir para a formação de cidadãos críticos e responsáveis, preparando os alunos para viver em sociedades cada vez mais plurilingues e interculturais. Dadas as características e natureza do objecto de ensino/aprendizagem das línguas, estas assumem-se como espaços privilegiados nesta preparação, pelo que os professores devem receber formação adequada a esse desafio. Com esta intenção, desenvolv...


Espaços laboratoriais: unidade na diversidade

Cabrita, Isabel; Araújo e Sá, M. H.; Martins, Isabel P.

No âmbito do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” e inserindo-se nas linhas de investigação definidas: Interação Didática no Ensino; Dinâmicas de Formação Inicial; Dinâmicas de Formação Contínua (Cabrita e Correia, 2001), desenvolvem-se projetos de investigação multi, trans e interdisciplinares, alguns dos quais admitem como principais estruturas funcionais espaços laboratori...


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data








Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia