Encontrados 87 documentos, a visualizar página 1 de 9

Ordenado por Data

Hospital Protocol for Snakebite Victims Management

Venomous snakebites are relatively rare in Portugal. Pediatric victims present with greater severity and are at risk of fatal complications. Clinical management protocols are the gold standard of care worldwide. We report two cases of venomous adder bites in pediatric patients. Based on a literature review we also discuss the clinical management and present a treatment protocol that ensures multidisciplinary an...

Data: 2014   |   Origem: Acta Médica Portuguesa

Lípidos e Síndroma Nefrótico na Criança

de Sousa, Paulo Oom; Sargento, Luís; Vau, Nuno; Ferreira, Teresa; Sá, Gabriela Araújo e

Fazendo parte da sua definição, só recentemente se tem vindo a demonstrar a verdadeira extensão e fisiopatologia das alterações do metabolismo lipídicoobservadas nos doentes com sindroma nefrótico.A importância destas alterações deve-se à relação conhecida entre o nível sérico de lípidos e doençacardiovascular aterosclerótica e, mais recentemente, sua implicação no desencadear ou agravar de lesões renais.São re...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

A cultura linguística de alunos do 9.º ano : Reflexões em torno dos resultados ...

Simões, Ana Raquel; Sá, Maria Helena Araújo e

Numa sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, preparar os alunos para serem sujeitos activos na construção da cidadania europeia passa por desenvolver a sua cultura linguística, conceito norteador de um projecto desenvolvido junto de alunos do 9.º ano. Apresentaremos neste artigo o inquérito por questionário aplicado a 1.926 alunos do 9º ano do distrito de Aveiro (25% do universo), seleccionad...


As línguas na investigação científica: práticas e discursos na Universidade de ...

Susana Pinto; Maria Helena Araújo e Sá

Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Par...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Para um debate sobre Mobilidade e Fuga de Cérebros

Araújo, E.; Fontes, M.; Bento, S.

O presente livro encontra-se organizado em cinco capítulos que versam sobre dimensões diferentes da migração de cientistas e quadros altamente qualificados. O livro resulta da atividade diversa em investigação e organização de eventos, conduzida no quadro do projeto MOBScience – trajectórias de mobilidade cientistas portugueses. Foi objetivo das editoras reunir investigação sobre estas temáticas realizada nos a...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

“Papagaio Colorido”? “Bola Saltitante”? “Construtor de Pontes”?: Como é que os ...

Bastos, Mónica; Sá, Maria Helena de Araújo e

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...


“Papagaio colorido”? “Bola saltitante”? “Construtor de pontes”?: como é que os ...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Araújo e Sá, M. H.

Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...


Language education at the University of Aveiro before and after Bologna: practi...

Pinto, Susana; Araújo e Sá, M. H.

Higher education plays a fundamental role in the construction of a European citizenship that demands the development of plurilingual competences. Although the Bologna Process highlights that development (relating it to mobility, employability and lifelong learning), language education does not seem to be a priority in the agenda of higher education institutions (Tudor 2006).In the context of curricular restruct...


As línguas na investigação científica: práticas e discursos na Universidade de ...

Pinto, Susana; Araújo e Sá, M. H.

Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Para descrição das práticas, foram recolhidos e analisados Relatórios Anuais das Unidades de Investig...


A criação de powerpoints pelos alunos do 2º ciclo do ensino básico : ventos de ...

Alvim, Carlos Alexandre Machado de Araújo e

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) ; O PowerPoint tem vindo a dominar as restantes ferramentas de apresentação no meio do ensino. Assim, a questão que se coloca nesta altura é se o PowerPoint melhora ou diminui o valor pedagógico de uma apresentação. Edward Tufte (2003) acredita que o PowerPoint reduz a qu...


87 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento








Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia