Venomous snakebites are relatively rare in Portugal. Pediatric victims present with greater severity and are at risk of fatal complications. Clinical management protocols are the gold standard of care worldwide. We report two cases of venomous adder bites in pediatric patients. Based on a literature review we also discuss the clinical management and present a treatment protocol that ensures multidisciplinary an...
Fazendo parte da sua definição, só recentemente se tem vindo a demonstrar a verdadeira extensão e fisiopatologia das alterações do metabolismo lipídicoobservadas nos doentes com sindroma nefrótico.A importância destas alterações deve-se à relação conhecida entre o nível sérico de lípidos e doençacardiovascular aterosclerótica e, mais recentemente, sua implicação no desencadear ou agravar de lesões renais.São re...
Numa sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, preparar os alunos para serem sujeitos activos na construção da cidadania europeia passa por desenvolver a sua cultura linguística, conceito norteador de um projecto desenvolvido junto de alunos do 9.º ano. Apresentaremos neste artigo o inquérito por questionário aplicado a 1.926 alunos do 9º ano do distrito de Aveiro (25% do universo), seleccionad...
Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Par...
O presente livro encontra-se organizado em cinco capítulos que versam sobre dimensões diferentes da migração de cientistas e quadros altamente qualificados. O livro resulta da atividade diversa em investigação e organização de eventos, conduzida no quadro do projeto MOBScience – trajectórias de mobilidade cientistas portugueses. Foi objetivo das editoras reunir investigação sobre estas temáticas realizada nos a...
Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...
Na era pós-moderna, as sociedades são tendencialmente multilingues e multiculturais. Esta diversidade impulsionou um intenso esforço político e educativo para implementar uma educação plurilingue e intercultural, nomeadamente em contexto europeu, que se refletiu no crescente interesse da Didática de Línguas por conceitos como intercompreensão, interculturalidade e plurilinguismo. Neste quadro, coloca-se um desa...
Higher education plays a fundamental role in the construction of a European citizenship that demands the development of plurilingual competences. Although the Bologna Process highlights that development (relating it to mobility, employability and lifelong learning), language education does not seem to be a priority in the agenda of higher education institutions (Tudor 2006).In the context of curricular restruct...
Considerando que Instituições de Ensino Superior são espaços onde o conhecimento científico é produzido e disseminado, apresenta-se um estudo de caso da Universidade de Aveiro, Portugal, que pretende descrever práticas e discursos institucionais relativamente à utilização das línguas na investigação científica. Para descrição das práticas, foram recolhidos e analisados Relatórios Anuais das Unidades de Investig...
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em História e Ciências Sociais) ; O PowerPoint tem vindo a dominar as restantes ferramentas de apresentação no meio do ensino. Assim, a questão que se coloca nesta altura é se o PowerPoint melhora ou diminui o valor pedagógico de uma apresentação. Edward Tufte (2003) acredita que o PowerPoint reduz a qu...
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