This study, as well as others published in the meantime, evolves around a hermeneutic and mythanalytical view. It addresses the underlying assumptions and operative concepts regarding narratives of a religious nature which relate to the presence of Christ in the political origins of the Portuguese kingdom and, therefore, in the life of the first Portuguese King, D. Afonso Henriques (1109-1185). The famous mirac...
O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interes...
Se, por um lado, a teoria e a prática pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966), têm despertado a maior atenção por parte dos estudiosos e especialistas do movimento da «Educação Nova» (Peyronie, 1999), e suscitado os mais intensos debates e polémicas, por outro lado, a sua obra, do ponto de vista mítico-simbólico, não tem encontrado o eco que se esperaria. Assim, é pOis nossa intenção contribuir, ainda que p...
Este estudo desenrola-se na perspetiva da história das ideias e pretende dar a conhecer, num primeiro momento, a natureza e a importância interdisciplinar do Círculo de Eranos (Eranoskreis) nos estudos da simbólica tradicional, da imaginação e do imaginário. Num segundo momento, falaremos da figura de Carl Gustav Jung (1875-1961) e do seu contributo na constituição, afirmação e irradiação do Círculo de Eranos d...
Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, ...
Esta conferência foi realizada no âmbito do II Colóquio Internacional Antropologia do Imaginário e Educação do Envolvimento/Desenvolvimento (Garanhuns, 1 a 3 de Outubro de 2008) com um duplo objectivo, o de detectar, na base do modelo hermenêutico da mitanálise tal como Gilbert Durand o concebeu, os contornos míticos dos seguintes conceitos: desenvolvimento (Prometeu - Fausto); desenvolvimento sustentável (Fran...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |