Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Del sentido iniciático en el parsifal de Richard Wagner

Araújo, Alberto Filipe; Ribeiro, José Augusto Lopes


Para uma mitanálise da fundação sagrada do reino de Portugal em Ourique

Silva, Armando Barreiros Malheiro da; Araújo, Alberto Filipe

This study, as well as others published in the meantime, evolves around a hermeneutic and mythanalytical view. It addresses the underlying assumptions and operative concepts regarding narratives of a religious nature which relate to the presence of Christ in the political origins of the Portuguese kingdom and, therefore, in the life of the first Portuguese King, D. Afonso Henriques (1109-1185). The famous mirac...



As Aventuras de Pinóquio à luz do Imaginário Educacional

Araújo, Alberto Filipe; Ribeiro, José Augusto

O estudo agora apresentado pretende mostrar que o tema da iniciação, e enquanto ritual de passagem, nas Aventuras de Pinóquio (1883) adquire uma maior espessura semântico-reflexiva à luz do “romance de formação” (Bildungsroman). Assim sendo, o enredo ficcional da obra de Pinóquio contribui quer para o enriquecimento do imaginário educacional, quer para a reflexão crítica sobre o papel de uma escola mais interes...


Imagens de infância - um estudo do Imaginário Educacional de Célestin Freinet

Araújo, Alberto Filipe

Se, por um lado, a teoria e a prática pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966), têm despertado a maior atenção por parte dos estudiosos e especialistas do movimento da «Educação Nova» (Peyronie, 1999), e suscitado os mais intensos debates e polémicas, por outro lado, a sua obra, do ponto de vista mítico-simbólico, não tem encontrado o eco que se esperaria. Assim, é pOis nossa intenção contribuir, ainda que p...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Jung e o tempo de Eranos. Do sentido espiritual e pedagógico do Círculo de Eranos.

Araújo, Alberto Filipe; Bergmeier, Horst

Este estudo desenrola-se na perspetiva da história das ideias e pretende dar a conhecer, num primeiro momento, a natureza e a importância interdisciplinar do Círculo de Eranos (Eranoskreis) nos estudos da simbólica tradicional, da imaginação e do imaginário. Num segundo momento, falaremos da figura de Carl Gustav Jung (1875-1961) e do seu contributo na constituição, afirmação e irradiação do Círculo de Eranos d...


Educação, cultura e imaginário

Araújo, Alberto Filipe; Azevedo, Fernando José Fraga de; Araújo, Joaquim Machado de

Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, ...



Um estudo mitanalítico do (des)envolvimento : implicações educacionais

Araújo, Alberto Filipe; Freitas, Mário

Esta conferência foi realizada no âmbito do II Colóquio Internacional Antropologia do Imaginário e Educação do Envolvimento/Desenvolvimento (Garanhuns, 1 a 3 de Outubro de 2008) com um duplo objectivo, o de detectar, na base do modelo hermenêutico da mitanálise tal como Gilbert Durand o concebeu, os contornos míticos dos seguintes conceitos: desenvolvimento (Prometeu - Fausto); desenvolvimento sustentável (Fran...


O imaginário em Lima de Freitas e José de Guimarães : entre a Arte e a Educação

Araújo, Alberto Filipe; Assunção, Cátia; Rocha, Lígia


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia