Atualmente assiste-se a uma grande competitividade empresarial, obrigando os empresários a adaptarem-se a uma nova realidade, de modo a assegurar a sua sobrevivência no mercado. Mudanças comportamentais dos empresários e modernas formas de gestão tornaram-se indispensáveis para a garantia de um futuro próspero para os seus negócios. Da mesma forma, as associações empresariais precisam de ser ágeis conforme exig...
Com os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo...
O presente trabalho teve como objetivo investigar e conhecer os determinantes que alicerçam um processo de Satisfação e Fidelização no contexto de Distribuição de Produtos de Higiene e Limpeza Profissional. Procurou-se desenvolver um modelo integrador de diversos determinantes do relacionamento e de algumas variáveis – chave do marketing de relacionamento, que permitisse medir os seus efeitos simultâneos e obse...
Currently, a great deal of the automotive industry’s R&D effort is focused on improving overall vehicle environmental and energy efficiency. For instance, one of the things that Electric Vehicles (EVs) and Hybrid cars (HEV) have in common is the recovery of waste energy, namely during braking. But, when an I.C. engine is operating (e. g. as a range extender in an EV), a large amount of energy is also wasted wit...
Millions of hybrid cars are already running on our roads with the purpose of reducing fossil fuel dependence. One of their main advantages is the recovery of wasted energy, namely by brake recovery. However, there are other sources of wasted energy in a car powered by an internal combustion engine, such as the heat lost through the cooling system, lubrication system (oil coolers) and in the exhaust system. Thes...
Abril/Junho 2008 ; O presente artigo procura analisar a evolução e aceitação, por parte da comunidade científica e académica, da abordagem de marketing relacional como paradigma emergente. São objecto de estudo as insuficiências do marketing transaccional bem como as linhas e determinantes que contribuíram para o desenvolvimento do marketing relacional. Apresentam-se ainda as novas formas de actuação do market...
As diferentes dimensões do Marketing Relacional na satisfação e fidelização dos clientes. A importância da satisfação, confiança e compromisso como variáveis mediadoras neste processo. Inquérito realizado a um universo de 346 frequentadores de estâncias termais portuguesas (aplicação do modelo de equações estruturais).
O papel de factores determinantes no Marketing Relacional na satisfação e fidelização de clientes.
No contexto da Região Centro, o Distrito de Viseu e, em particular, a parte centro-sul "Dão-Lafões" ocupa um espaço próprio com características que fazem deste território um lugar de charneira entre o Interior e o Litoral beirão. Os movimentos demográficos e a actividade empresarial são bem a prova de que estamos em presença de uma realidade sócio-económica distinta e de transição dentro do espaço regional mais...
As escolhas vocacionais dos alunos, após a escolaridade obrigatória, encaminham-se, cada vez mais, para a formação de nível superior. As instituições que oferecem esta formação têm hoje um papel determinante a nível global, dado que o aumento das habilitações escolares/académicas da população constitui um dos principais indicadores de desenvolvimento humano e, portanto, de desenvolvimento global sustentado (Mur...
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