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Wiki as a tool for Microbiology teaching, learning and assessment

Benedita Sampaio Maia; Susana Leitão; Margarida Amaral; Pedro Marques

IntroductionEvidence suggests that cooperative learning and peer-assessment fosters students ability to work with others and may lead to better cognitive outcomes and higher achievement. This work aimed to assess the use of an online collaborative tool for the teaching/learning and assessment of Microbiology.Materials and methodsA total of 144 students were grouped and assigned to create wiki entries as well as...


Multipath inter-domain policy routing

Amaral, Pedro Miguel Figueiredo

Dissertação submetida para a obtenção do grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores ; Routing can be abstracted to be a path nding problem in a graph that models the network. The problem can be modelled using an algebraic approach that describes the way routes are calculated and ranked. The shortest path problem is the most common form and consists in nding the path with the smallest cost....

Data: 2012   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Momente ou o Paradigma da Forma

Amaral, Pedro

Análise da arquitectura formal de "Momente", de Karlheinz Stockhausen.


Ritmo e Verbo

Amaral, Pedro

Estruturação do ritmo musical a partir da palavra cantada.


Alemanha, primeira metade do séc. XX: Berg, Wozzeck (I, II, III) (1925)

Amaral, Pedro

Ópera germânica, primeira metade do século XX: Alban Berg, três programas sobre Wozzeck – aquela que é provavelmente a obra prima dramática da Segunda Escola de Viena anterior à chegada do dodecafonismo, no início dos anos 1920.


Alemanha, primeira metade do séc. XX: Berg, Lulu (1937)

Amaral, Pedro

Alban Berg, Lulu: ópera póstuma, estreada numa primeira versão, parcial, em Zurique, em Junho de 1937, dois anos após a morte do compositor.


Alemanha, primeira metade do séc. XX: Hindemith

Amaral, Pedro

O escândalo era inevitável: em plena Alemanha, ao início dos anos 1920, que outra reacção esperar, a não ser um escândalo monumental, ao ousar colocar em cena uma freira que começa por buscar a paz, estendida frente ao altar diante de Cristo Crucificado, e que aos poucos vai cedendo à concupiscência dos desejos reprimidos até implorar finalmente o castigo da morte pelo desejo blasfemo da própria figura divina?…


Alemanha, primeira metade do séc. XX: Korngold

Amaral, Pedro

Julius Korngold tinha um filho, que nascera em 1897, ainda antes de a família se instalar em Viena. Este filho era obviamente Erich Wolfgang Korngold e, embora hoje poucos tragam à memória esses primeiros anos, verdadeiramente jubilosos da sua infância e adolescência, Erich Wolfgang Korngold foi um dos mais incríveis prodígios de toda a história da música – ombreando facilmente com Mozart e poucos mais.


Alemanha, primeira metade do séc. XX: Ernst Krenek

Amaral, Pedro

A Republica de Weimar, que configurou social, política e geograficamente a Alemanha no pós-Primeira Grande Guerra Mundial, correspondeu a um dos períodos artisticamente mais férteis da história da cultura europeia. Ao longo dos anos vinte, sucediam-se e coexistiam a um ritmo vertiginoso, correntes estéticas, tendências, obras chave e novas linguagens de referência que viriam a alterar e renovar profundamente o ...


França, primeira metade do séc. XX: Debussy, Pelléas et Mélisande

Amaral, Pedro

Debussy conheceu Pelléas et Mélisande, de Maeterlinck, em 1893, ano em que a peça é estreada em Paris, no Théâtre des Bouffes-Parisiens. A peça teve um enorme impacto não apenas em Debussy mas em diversos compositores da época que se precipitaram a colocá-la em música – Fauré, Sibelius, Schönberg com o seu poema sinfónico Pelléas et Mélisande, op.5, entre outros.


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