Mycoplasma pneumoniae é agente frequente de pneumonia atípica na idade pediátrica, podendo manifestar-se igualmente por sintomatologia do aparelho respiratório superior ou ainda por envolvimento multissistémico (cutâneo, neurológico, articular, hematológico ou cardíaco).A propósito do caso de uma criança do sexo masculino, de 8 anos, com pneumonia e artralgias, faz-se uma revisão das formas de apresentação clín...
Apresenta-se um caso clínico de hidrotórax recidivante em criança com síndroma de Crouzon e derivação ventrículo-peritoneal, na qual foi diagnosticadoum meningocelo torácico com fístula meningo-pleural.
Introdução: A elevada prevalência de problemas musculosqueléticos relacionados com a performance musical (PMRPM) em estudantes universitários de música, sobretudo violinistas, justifica uma abordagem preventiva junto destes, nomeadamente, através do exercício. Este deve ser específico e baseado nos padrões de movimento durante a performance musical do violinista. Objetivos: verificar a influência de um programa...
Trabalho apresentado no Seminário “Práticas de Qualidade: Resultados no Ensino Superior” , Universidade de Lisboa, 27 de novembro, 2013
This paper aims to demonstrate that with Marck Athias, the Portuguese medicine inaugurated a new chapter in its history, in the Republic period, characterized by the experimental training at the laboratory. Thus, book-based knowledge gave way to a more clinically based approach favouring laboratory practice and basic research within several scientific domains. This new perspective operated important changes in ...
a pilot project of e-learning at our University which we have called: "E-learningUP; 2003: a pilot project for implementing e-learning at Universidade do Porto" [1]. This project progressed gradually, starting from the perception phase of what e-learning is, followed by the development of contents, until the evaluation of the final results. In this paper we will present the project E-learning UP in a different ...
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