Encontrados 45 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

O bibliotecário como gestor do conhecimento: o caso dos repositórios

Amante, Maria João

As funções mais importantes da universidade são a formação, a investigação e a transferência de conhecimento. Nela, a informação é utilizada não só no âmbito dessas funções, mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas universidades realiza-se com os seguintes objetivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimen...

Data: 2014   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Acesso Aberto @ISCTE-IUL

Amante, Maria João

O ISCTE-IUL foi um dos pioneiros do Acesso Aberto e dos repositórios em Portugal. Relatamos a nossa experiência neste domínio, abordamos alguns dos desafios do presente e perspetivamos alguns desenvolvimentos tomando como base de reflexão e ação futura o caminho percorrido, os problemas identificados assim como os sucessos alcançados. Sugerimos que a par da atenção concedida pelos gestores de RIs aos depositant...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

La Universidad del siglo XXI: nueva docencia, nuevo bibliotecario

Extremeño, Ana; Amante, Maria João; Costa, António Firmino da

WOS:000320776100009 (Nº de Acesso Web of Science) ; La metodología en los procesos de enseñanza-aprendizaje en los Centros de Enseñanza Superior está experimentando unos cambios profundos que también los implica en la propia organización educativa. A ello hay que añadir que los avances tecnológicos e Internet han contribuido de forma decisiva a un aprendizaje más abierto e interactivo que obliga a los profesio...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Informação para a inclusão

Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Santos, Denise

A presente comunicação tem como principal objetivo partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidade Educativas Especiais - NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Bibliote...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Os investigadores e a sua relação com o Acesso Aberto à produção científica: o ...

Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Amante, Maria João; Cunha, Carina

Este trabalho surge na sequência do inquérito por questionário aplicado, em Portugal, pela Universidade do Minho no âmbito do projeto MedOAnet (Mediterranean Open Access Network), iniciado em Dezembro de 2011, financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia e que inclui seis países europeus do Mediterrâneo (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia) e três parceiros de apoio ao projeto (Aleman...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Informação para a inclusão

Amante, Maria João; Segurado, Teresa; Marçal, Bruno; Santos, Denise

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL



Acceso a la información y la producción de conocimiento

Costa, Teresa; Vaz, Francisco; Amante, Maria João

En los últimos años han sido desarrolladas iniciativas para promover el acceso universal a la Sociedad de la Información y del Conocimiento. Es, en esta dinámica que surge en el año 2004 en Portugal, la Biblioteca de Conocimientos en Línea (b-on). Con ésta resultó más fácil el acceso al contenido de texto completo en una amplia gama de publicaciones científicas internacionales. Este estudio es parte de un proye...


Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docen...


45 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento








Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia