As funções mais importantes da universidade são a formação, a investigação e a transferência de conhecimento. Nela, a informação é utilizada não só no âmbito dessas funções, mas também no planeamento estratégico e na gestão. A gestão do conhecimento nas universidades realiza-se com os seguintes objetivos: melhorar os processos de criação de conhecimento por parte dos investigadores, de transmissão de conhecimen...
O ISCTE-IUL foi um dos pioneiros do Acesso Aberto e dos repositórios em Portugal. Relatamos a nossa experiência neste domínio, abordamos alguns dos desafios do presente e perspetivamos alguns desenvolvimentos tomando como base de reflexão e ação futura o caminho percorrido, os problemas identificados assim como os sucessos alcançados. Sugerimos que a par da atenção concedida pelos gestores de RIs aos depositant...
WOS:000320776100009 (Nº de Acesso Web of Science) ; La metodología en los procesos de enseñanza-aprendizaje en los Centros de Enseñanza Superior está experimentando unos cambios profundos que también los implica en la propia organización educativa. A ello hay que añadir que los avances tecnológicos e Internet han contribuido de forma decisiva a un aprendizaje más abierto e interactivo que obliga a los profesio...
A presente comunicação tem como principal objetivo partilhar a experiência e o trabalho desenvolvido numa instituição de ensino superior, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, no âmbito do apoio a utilizadores com Necessidade Educativas Especiais - NEE, contribuindo deste modo para o respeito do princípio da equidade entre todos os estudantes, com especial enfoque para as ações promovidas pela sua Bibliote...
Este trabalho surge na sequência do inquérito por questionário aplicado, em Portugal, pela Universidade do Minho no âmbito do projeto MedOAnet (Mediterranean Open Access Network), iniciado em Dezembro de 2011, financiado pelo 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia e que inclui seis países europeus do Mediterrâneo (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e Turquia) e três parceiros de apoio ao projeto (Aleman...
En los últimos años han sido desarrolladas iniciativas para promover el acceso universal a la Sociedad de la Información y del Conocimiento. Es, en esta dinámica que surge en el año 2004 en Portugal, la Biblioteca de Conocimientos en Línea (b-on). Con ésta resultó más fácil el acceso al contenido de texto completo en una amplia gama de publicaciones científicas internacionales. Este estudio es parte de un proye...
Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docen...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |