Os autores apresentam o caso clínico de um recém-nascido de termo, sexo masculino, admitido na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos às 15 horas de vida por episódio de apneia durante a alimentação que manteve durante o internamento. O exame físico não revelou qualquer anomalia estrutural c os exames auxiliares de diagnóstico, nomeadamente radiografia pulmonar, eco-cardíograma, ecografia transf...
A doença bolhosa crónica da infância ou doença IgA linear da infância é uma doença adquirida de provável origem auto-imune, caracterizada pelo envolvimento da pele e mucosas por vesículas, bolhas e erosões. O diagnóstico diferencial faz-se com outras doenças auto--imunes, como o penfigóide bolhoso e dermatite herpetiforme.O impetigo bolhoso e o herpes simplex também devem ser considerados no diagnóstico diferen...
Objectivos: Determinar o desenvolvimento neuro-motor e sensorial aos 36 meses de idade de recém-nascidos (RN) pré-termo, com idade gestacional < 32 semanas, com Hemorragia Intraventricular (HIV) grau III e hidrocefalia pós-hemorrágica (HPH).Material e métodos: Foi efectuada a análise retrospectiva dos processos clínicos de todos os RN pré-termo com idade gestacional < 32 semanas, internados na Unidade de ...
A Doença da Arranhadela do Gato é uma causa frequente de linfadenopatia regional, muitas vezes não diagnosticada, dada a sua evolução habitualmente benigna. As complicações são raras, mas estão descritas, nomeadamente o atingimento do Sistema Nervoso Central.A Encefalopatia Aguda pode ser a primeira manifestação da doença, sendo um dos diagnósticos diferenciais a considerar na criança com convulsões ou coma de ...
Este estudo surge enquadrado no projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisam...
This paper focuses on the inquiry-based teaching of mathematics (Stein, Engle, Smith & Hughes, 2008). It is our purpose to deepen our understanding of this complex practice of the teachers, considering both the actions and the intentions behind the actions they perform (Ponte & Chapman, 2006). We analyse the case of one of the teachers we work with in a broader Design Research project where the research on clas...
Tese de Doutoramento em Antropologia na especialidade de Antropologia Visual apresentada à Universidade Aberta ; Num mundo onde pudéssemos satisfazer os nossos desejos, jogar, namorar, assistir a concertos e visitar exposições, entre muitas outras opções, que vida escolheríamos ter? E se pudéssemos ser mais altos, mais morenos, mais musculados, mais magros, de cabelo ruivo encaracolado e de olhos verdes, quem ...
Dissertação de Mestrado em Segurança Alimentar ; A legislação alimentar na União Europeia promove a segurança sanitária dos géneros alimentícios desde a produção primária e pelo circuito comercial com o objetivo de proteger a vida e a saúde dos seus consumidores. A União Europeia é o maior importador, a nível mundial, de caracóis terrestres, graças à tradição do seu consumo nos países mediterrânicos, em que Po...
Estágio realizado na Tri-Plano, Engenharia e Construção, Lda. - e orientado pelo Eng. António Esteves da Silva ; Tese de mestrado integrado. Engenharia do Ambiente. Faculdade de Engenharia. Universidade do Porto. 2013
This paper has been developed in the context of the research project P3M Professional Practices of Mathematics Teachers. One of its main aims is to propose a framework for mathematics inquiry-based classroom practice, combining theoretical perspectives and the analysis of the teaching practice of experienced teachers that regularly conduct inquiry-based teaching of mathematics – in this paper, we focus on Célia...
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