The aim of this study was to develop and validate an observational system for the kinesics communication of the fitness instructor, as well as conduct a pilot study. The development and validation process of the observation system was done in five sequential phases. At the end of this process, it was obtained the validity and reliability of 5 coding dimensions and 21 categories of instructor kinesics behavior, ...
Esta investigação centra-se na análise da comunicação não-verbal cinésica e proxémica dos instrutores fitness em contexto real de ensino de atividades de grupo. Para tal, primeiramente é abordada a problemática subjacente a esta investigação e definidos os objetivos do trabalho a ser realizado. Seguidamente é feito um enquadramento teórico onde se clarificam os principais conceitos abordados, e descritas as pri...
O presente estudo tem como principal objetivo construir e validar um questionário, acerca do comportamento de feedback dos instrutores de fitness em aulas de grupo, em duas versões: auto-perceção do instrutor e preferências dos praticantes. Depois de construída a primeira versão do instrumento por um painel de 4 especialistas (validade de conteúdo), a partir do sistema de observação de feedback de instrutores d...
Tese de mestrado Arte, Património e Teoria do Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 ; Esta dissertação é dedicada à iconografia de Santa Maria Madalena em Portugal, desde o período tardo-medieval até ao Concílio de Trento. Pretende identificar e analisar as transformações mais significativas introduzidas na iconografia desta santa, tanto no que se refere à sua representação icónica, como ...
No palco da sociedade contemporânea, as políticas educativas priorizam a adequação e a melhoria contínua da qualidade dos sistemas educativos, exigindo, por isso, uma permanente actualização profissional dos seus actores. É atribuído ao papel da Supervisão, tema crucial e emergente das Ciências da Educação, uma dimensão de relevo na promoção da mudança e no desenvolvimento qualitativo da organização escolar. Ne...
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) ; O estudo de caso que aqui se apresenta teve como principal finalidade indagar como a supervisão assente numa base colaborativa pode caminhar numa direcção emancipatória, promovendo processos de regulação e reflexão, e desenvolvendo a autonomia dos alunos. No estudo estiveram e...
Tese de Mestrado com especialização em Planeamento Urbano e Territorial ; A presente investigação incide sobre a problemática da ocupação dispersa, um processo que se tem vindo a acentuar ao longo das últimas décadas, com impacto significativo na paisagem da Área Metropolitana de Lisboa. A ocupação dispersa do território, um conceito sobre o qual se multiplicam as terminologias, consiste no alastramento da...
O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao long...
Na actualidade, as transformações contínuas exigidas pela sociedade remetem para a necessidade de se desenvolverem competências nas crianças a nível das literacias, ou seja, na era da pós-modernidade, na qual nos encontramos, não basta saber ler ou escrever, mas sim que se saiba usar, mobilizar ou utilizar a informação da linguagem escrita em situações do dia-a-dia. Por outras palavras, torna-se imperioso que a...
Dissertação apresentada com vista à obtenção do grau de Mestre em Desporto, Especialização em Condição FÃsica e Saúde, por Susana Mendes Alves . Orientador:Doutora Susana Carla Alves Franco; Coorientador: Doutor José Jesus Fernandes Rodrigues ; Apesar da inquestionável evolução técnico-pedagógica que se tem assistido nos últimos anos ao nÃvel dos programas de formação de técnicos de Fi...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |