The paper’s main goal is to sketch an approach to professional learning that allows for a deeper understanding of its dynamics, dimensions and challenges. In doing so, an educational point of view is adopted whereby: (a) the focus is on the process of learning to be a professional; (b) this process is understood as the result of an interaction between individuals, knowledge and different learning contexts (scho...
A preocupação generalizada com os percursos profissionais e de emprego dos licenciados, face à atual competitividade e instabilidade do mercado de trabalho, tem incitado as Instituições do Ensino Superior a promover uma formação orientada para o desenvolvimento de competências dos seus diplomados. Sabe-se que a par dos conhecimentos específicos, habilitadores de um exercício técnico competente das profissões, h...
This article discusses the relationship between schools and the educational communities to which they belong. In the first part, the issue is framed and analysed considering the evolution of organizational models of the Portugueseeducational system; we also consider several contributions from research on the theme produced mainly in Portugal. The second part presents empirical data from a survey conducted throu...
O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundament...
Os artigos reunidos neste primeiro número da Revista Interacções pretendem contribuir para uma compreensão mais aprofundada da problemática das transições entre os diferentes ciclos de ensino e entre a educação e o trabalho. Trata-se de reflectir sobre realidades que constituem “fronteiras” entre ciclos ou entre sistemas, pelo que frequentemente permanecem ao abandono no panorama científico nacional.Embora todo...
As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente ...
O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e ...
Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos é um trabalho colectivo que tem origem num projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido entre 2007 e 2009.
Num contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabilizadas. Tendo por...
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