Encontrados 19 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

What is professional learning about? Framing an educational point of view

Alves, Mariana Gaio; UIED – FCT/Universidade Nova de Lisboa, Portugal

The paper’s main goal is to sketch an approach to professional learning that allows for a deeper understanding of its dynamics, dimensions and challenges. In doing so, an educational point of view is adopted whereby: (a) the focus is on the process of learning to be a professional; (b) this process is understood as the result of an interaction between individuals, knowledge and different learning contexts (scho...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura...

Mendonça, Constança; Universidade de Aveiro -Centro de Investigação "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores"

A preocupação generalizada com os percursos profissionais e de emprego dos licenciados, face à atual competitividade e instabilidade do mercado de trabalho, tem incitado as Instituições do Ensino Superior a promover uma formação orientada para o desenvolvimento de competências dos seus diplomados. Sabe-se que a par dos conhecimentos específicos, habilitadores de um exercício técnico competente das profissões, h...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

BUILDING THE RELATIONSHIP SCHOOL-EDUCATIONAL COMMUNITY: AN EXPLORATORY APPROACH...

Alves, Mariana Gaio; Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Varela, Teresa; Universidade Nova de Lisboa, Portugal

This article discusses the relationship between schools and the educational communities to which they belong. In the first part, the issue is framed and analysed considering the evolution of organizational models of the Portugueseeducational system; we also consider several contributions from research on the theme produced mainly in Portugal. The second part presents empirical data from a survey conducted throu...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ...

Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel

O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundament...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Editorial

Alves, Mariana Gaio; Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa

Os artigos reunidos neste primeiro número da Revista Interacções pretendem contribuir para uma compreensão mais aprofundada da problemática das transições entre os diferentes ciclos de ensino e entre a educação e o trabalho. Trata-se de reflectir sobre realidades que constituem “fronteiras” entre ciclos ou entre sistemas, pelo que frequentemente permanecem ao abandono no panorama científico nacional.Embora todo...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Como se entrelaçam a educação e o emprego? Contributos da investigação sobre li...

Alves, Mariana Gaio; Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa

As transições entre ensino superior e esfera da profissão têm assumido nos últimos anos uma visibilidade social crescente, sublinhando-se as dificuldades de acesso ao emprego por parte dos diplomados de ensino superior. Neste artigo, procura-se explicitar a natureza destas dificuldades sentidas pelos diplomados ao longo dos seus percursos, bem como se tenta clarificar as razões que estão na origem da crescente ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ...

Alves, Mariana Gaio; Alves, Natália; Chaves, Miguel

O artigo organiza-se em torno de uma questão central: no cenário atual, em que os processos de inserção profissional de diplomados de ensino superior são cada vez mais complexos e incertos, em que medida as escolhas dos diplomados ao longo da sua trajetória académica são influenciadas por razões e considerações ligadas à sua (futura) atividade profissional? Na primeira parte, esta interrogação é fundamentada e ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL


Aprendizagem ao longo da vida e políticas educativas europeias: tensões e ambig...

Alves, Mariana Gaio; Fátima, Antunes; Gomes, Elisabete Xavier; Afonso, Clarisse Costa; Pires, Ana Luísa

Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos é um trabalho colectivo que tem origem num projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido entre 2007 e 2009.

Data: 2011   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Ensino Superior, Trabalho e Emprego na Actual Sociedade de Risco. Um olhar sobr...

Alves, Mariana Gaio

Num contexto de crescente incerteza e instabilidade, designadamente no plano profissional, que contribui para a ideia de vivermos em sociedades “de risco”, a procura de diplomas escolares cada vez mais elevados é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia para enfrentar essas dificuldades, assegurando recursos para que se alcancem posições sociais e profissionais mais favorecidas e estabilizadas. Tendo por...

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

19 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia