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A complex chromosomal rearrangement in a child with developmental delay, fracti...

Simão, Laurentino; Alves, Cristina; Brito, Filomena; Marques, Bárbara; Ferreira, Cristina; Gaspar, Isabel; Dieudonne, V.; Cabral, P.; Meneses, I.

Smith-Magenis Syndrome (SMS) is a micro-deletion syndrome, and encompasses a picture of dysmorphology, mental defect, and fractious behavior. Evaluation of complex chromosome rearrangements (CCRs) and their potential phenotypic consequences is a common challenge in the genetics clinic and knowledge about the genotype/phenotype relationships are limited. We report the case of a 14-year-old boy who was referred...


9q34.3 microdeletion by MLPA in a fetus with cardiac defects

Marques, Bárbara; Ferreira, Cristina; Brito, Filomena; Alves, Cristina; Carvalho, Lucilia; Furtado, José; Ventura, Catarina; Silva, Marisa

Abstrat publicado em: Chromosome Research. 2003;21(Suppl 1):S1–S168. doi:10.1007/s10577-013-9364-x


Especificação de metais pesados em sedimentos : Aplicação à Bacia Hidrográfica ...

Alves, Cristina Maria Rodrigues Ferreira

Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente (Ramo de Tratamento de Aguas e Águas Residuais), na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Professores Doutores Helena M.V.M. Soares e R.A.R. Boaventura


Exploring the LIFEisGAME prototype: ipad version

António Marques; Samanta Alves; Cristina Queirós; Verónica Orvalho


A retrospective study of Down syndrome in prenatal diagnosis. Did chorionic vil...

Simão, Laurentino; Silva, Marisa; Brito, Filomena; Alves, Cristina; Marques, Bárbara; Ferreira, Cristina; Ambrósio, Paula; Silva, Maria do Céu

Introduction Down syndrome (DS) is the most common single genetic cause of human moderate mental retardation, with an estimated prevalence of 9.2 cases per 10,000 live births. We aimed at analyzing changes in prenatal diagnosis (PND) over time, namely the referral reasons for chromosome analyses and the introduction of chorionic villus sampling (CVS), and its influence on the results obtained in DS cases. Meth...


O impacto do ruído na qualidade de vida dos enfermeiros de cuidados intensivos

Alves, Cristina Esmália Gouveia

Mestrado em Segurança e Higiene do Trabalho. ; O presente estudo foi desenvolvido a partir da problemática do ruído, de forma a tentar perceber o impacto deste na qualidade de vida dos enfermeiros de Cuidados Intensivos (CI). A população composta por 40 enfermeiros, pertencia a duas unidades distintas de CI da região de Lisboa. Baseou-se num estudo quantitativo, exploratório e descritivo, que procurou identifi...


A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativ...

Alves, Cristina Sofia Mateus

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário ; O presente trabalho intitulado “A relação dos textos filosóficos e o desenvolvimento da capacidade argumentativa dos alunos” corresponde ao relatório de estágio em ensino da Filosofia no Ensino Secundário que decorreu no ano letivo de 2011/2012 na Escola Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, numa turma de Artes Visuais do 10º a...


Perceção de relações no espaço por crianças dos 3 aos 7 anos

Alves, Cristina; Gomes, Alexandra

Apresentamos neste artigo os resultados de uma tarefa matemática sobre perceção de relações espaciais, realizada por crianças do pré-escolar e 1.º ano do ensino básico, no âmbito de um projeto de investigação mais alargado que pretende estudar de que forma as capacidades de visualização são trabalhadas no pré-escolar e 1.º ano e de que forma as crianças exibem essas capacidades de visualização. Analisaremos...


Tarefas em geometria : da sala de aula para a formação de professores : descriç...

Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; Alves, Cristina; Rebelo, Paula

Neste poster, apresentamos um projeto que pretende abordar de forma conglomerada conhecimentos, raciocínios, argumentação e representações de alunos e professores dos primeiros anos. Perspetiva-se como uma das formas de contribuir para uma melhoria dos conhecimentos geométricos de alunos e professores bem como para uma possível mudança de foco na prática e na formação geométrica de professores.


Technological interventions and facial emotional recognition in autism spectrum...

S. Alves; Cristina Queirós; António Marques; M. Oliveira; V. Orvalho


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