Encontrados 23 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Perceptions of barriers to personal creativity : validation of an inventory inv...

Morais, Maria de F??tima; Almeida, Leandro S.; Azevedo, Ivete; Alencar, Eunice; Fleith, Denise

The topic of creativity in higher education has been increasingly emphasized as support to the social and technological innovation. This study presents the adaptation and validation of the Inventory of Barriers to Personal Creativity (Alencar, 1999) for Portuguese college students. The sample was composed by 582 students from a public university in Northern Portugal, whose ages ranged from 18 to 59 (M=23.41; SD...


Criatividade no Ensino Médio segundo seus estudantes

Almeida,Janaina Maria Oliveira; Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de

O estudo examinou a percepção de alunos do ensino médio quanto ao nível de sua criatividade, de seus professores e colegas, bem como a extensão em que práticas docentes utilizadas por seus professores contemplavam a criatividade. Participaram do estudo 217 alunos de uma escola particular de ensino, os quais responderam uma escala de avaliação do nível de criatividade, uma questão aberta e um inventário de práti...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Criatividade e escola: limites e possibilidades segundo gestores e orientadores...

Oliveira,Eny da Luz Lacerda; Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de

Este estudo investigou concepções de criatividade e importância atribuída a ela por gestores e orientadores educacionais, bem como elementos inibidores e facilitadores à implementação de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade e à intervenção desses profissionais no sentido de promover a criatividade na organização escolar. Nove gestores e 10 orientadores educacionais foram entrevistados, ut...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Criatividade na educação superior: fatores inibidores

Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo foi investigar elementos percebidos por professores da educação superior como inibidores à promoção de condições adequadas ao desenvolvimento e expressão da criatividade de seus alunos. Trezentos e trinta e oito professores de instituições públicas e particulares de ensino superior responderam a uma checklist de barreiras à promoção de condições favoráveis à criatividade em sala de aula....

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Educação do aluno sobredotado no Brasil e em Portugal : uma análise comparativa

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro; Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Miranda, Lúcia

Este estudo compara o percurso da educação do sobredotado no Brasil e em Portugal. Para isso descreve-se a trajectória histórica, a legislação e a terminologia adoptada, os programas e serviços de atendimento ao sobredotado, a formação dos profissionais e a produção científica brasileira e portuguesa na área. As análises efectuadas indicam uma maior consistência da legislação e das medidas educativas no Brasil ...


Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental

Alencar,Eunice M. L. Soriano de; Fleith,Denise de Souza

O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito F...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

A trajetória de vida de três pioneiros brasileiros da psicologia escolar

Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Criatividade no contexto educacional: três décadas de pesquisa

Alencar,Eunice M. L. Soriano de

O artigo apresenta um breve relato da trajetória da autora no estudo da criatividade no contexto educacional. Questões de pesquisa investigadas nas três últimas décadas, modelo que tem orientado a sua prática em programas de criatividade para estudantes, professores e outros profissionais de áreas diversas, além de alguns instrumentos construídos para a investigação de distintas variáveis relativas à criativida...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Criatividade na formação e atuação do professor do curso de letras

Oliveira,Zélia Maria Freire de; Alencar,Eunice Maria Lima Soriano de

A pesquisa investigou como a criatividade era tratada na formação e atuação do professor do Curso de Letras. Foram entrevistados 20 professores de duas instituições de educação superior particulares e uma pública de uma cidade da região centro-oeste do Brasil e foi utilizada a análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os professores atribuem importância à criatividade no mundo a...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Características sócio-emocionais do superdotado: questões atuais

Alencar,Eunice M. L. Soriano de

É o objetivo principal do artigo focalizar características sócio-emocionais do superdotado. Nota-se que essa dimensão, apesar de sua importância, vem recebendo menor atenção dos estudiosos da área do que habilidades cognitivas e necessidades educacionais do superdotado. Entre outros aspectos, a assincronia entre distintas dimensões do desenvolvimento, o perfeccionismo, a hipersensibilidade, o subrendimento são ...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

23 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia