Encontrados 26 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

A História da Cartografia no Centro de Estudos Geográficos de Lisboa, 2000-2010

Alegria, Maria Fernanda

Uma boa parte das publicações do núcleo de História e ensino da geografia e da Cartografia (HegeC), um dos núcleos de investigação do Centro de estudos geográficos (Ceg,) centra-se na História da Cartografia, tema de investigação iniciado entre os geógrafos portugueses por suzanne Daveau. esta síntese bibliográfica dá conta das cerca de 100 publicações dos investigadores desse núcleo entre 2000 e 2010, consider...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

O códice de Hamburgo desvenda o primeiro mapa de Portugal?

Alegria, Maria Fernanda

(sem entrada)

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra


Geografias do mundo imaginário

Alegria, Maria Fernanda

A ideia de que a Geografia tem muito a ver com a construção de imagens do mundo e não apenas com uma “realidade objectiva”, conduziu às representações mentais de alguns países. Nas múltiplas e variadas representações possíveis de 12 países (Portugal, França, Noruega, Egipto, Mauritânia, Moçambique, Estados Unidos, México, Brasil, China, Paquistão, Arábia Saudita), começou por ser registada a respectiva localiza...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

Retalhos da vida do Dr. Machado Guerreiro

Alegria, Maria Fernanda

(sem entrada)

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

As recentes alterações no currículo obrigatório de Geografia em Portugal (1989-...

Alegria, Maria Fernanda

RECENT CHANGES IN COMPULSORY SCHOOL EDUCATION CURRICULUM OF GEOGRAPHY IN PORTUGAL (1989-2001). The two recent reforms in compulsory school education in Portugal (decrees 286/89 and 6/2001) have affected geography teaching. Changes made between 1989 and 2001 included: setting up 90-minute classes with less geography teaching on a weekly basis; organising timetables with history classes; teaching geography at the...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

Representações sobre a imagem na aprendizagem geográfica

Alegria, Maria Fernanda

The word «image» can convey countless different meanings. Of the «author-work-audience»trilogy, the study of the two former has traditionally been the object of the greatest attention, and only recently has the focus started to shift to the reception of the visual messages as well. Every message is liable to being interpreted in a variety of different ways, but this polysemic characteristic is especially import...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

Comparação de configurações cartográficas através da regressão bidimensional

Dias, Maria Helena; Cauvin, Colette; Alegria, Maria Fernanda

A COMPARASION OF CARTOGRAPHIC CONFIGURATIONS THROUGH BIDIMENSIONAL REGRESSION - Information given in ancient maps give rise to interesting problems about methodology that are not always easy to solve. Bidimensional regression, which was developed in the 1970's by W. Tobler, is a methodology that allows a comparasion to be drawn between cartographic configurations of different periods of time and permits them to...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

Apresentação

Alegria, Maria Fernanda; Garcia, João Carlos

(sem entrada)

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

Na transição para a moderna cartografia. As cartas náuticas da região de Lisboa...

Dias, Maria Helena; Alegria, Maria Fernanda

AT THE TRANSFORMATION TO MODERN CARTOGRAPHY. THE NAUTICAL CHARTS OF THE LISBON AREA ACCORDING TO TOFIÑO AND FRANZINI - This study shows the representation of the Lisbon area as presented by two of the cartographers whose achievements were paramount to improving our knowledge of the coastline: the Spaniard D. Vicente Tofiño de San Miguel (1732-1795) and the Portuguese Mariano Miguel Franzini (1769-1861). The stu...

Data: 2012   |   Origem: Revista Finisterra

26 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data




Tipo de Documento





Recurso




Assunto








    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia