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Docentes de enfermagem em Portugal: a realidade dos professores em regime de de...

Figueiredo, Amélia Simões; Afonso, Natércio

A reconfiguração do ensino de Enfermagem, nos últimos anos, conduziu a uma nova construção do corpo docente. Compreender o processo de reconfiguração profissional dos docentes de enfermagem nos vários territórios académicos em Portugal é a finalidade da nossa investigação. O presente artigo tem como objectivo a determinação da população acessível: professores de enfermagem em tempo integral, dedicação exclusiva...


Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do programme for ...

Costa,Estela; Afonso,Natércio

Este artigo inscreve-se na temática dos novos modos de regulação da educação, em particular nos instrumentos de políticas públicas. No quadro da instrumentação da acção pública, a atenção recai nos instrumentos de regulação baseados no conhecimento (Knowledge-based Regulation Tools [KRT]). Na verdade, a economia mundial fundamenta-se, cada vez mais, no conhecimento, o qual emerge como instrumento de política, r...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

O gestor escolar segundo a Inspecção-Geral da Educação

Santos, Bruno Miguel de Jesus Marques, 1980-; Afonso, Natércio, 1948-

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009


A influência do Programme for International Student Assessment (PISA) na decisã...

Afonso, Natércio; Costa, Estela

O texto versa a temática dos novos modos de governo e de regulação pelos instrumentos, no âmbito da qual o conhecimento advém como instrumento de fazer política e de regular os actores sociais. Inscreve -se no quadro de uma acção pública caracterizada pelo aumento de actores e de instâncias nela envolvidos. Assente em análise documental e numa entrevista realizada à Ministra da Educação, observamos a inl ...


Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do Programme for ...

Costa, Estela; Afonso, Natércio

Este artigo inscreve-se na temática dos novos modos de regulação da educação, em particular nos instrumentos de políticas públicas. No quadro da instrumentação da acção pública, a atenção recai nos instrumentos de regulação baseados no conhecimento (Knowledge-based Regulation Tools [KRT]). Na verdade, a economia mundial fundamenta-se, cada vez mais, no conhecimento, o qual emerge como instrumento de política, r...


A reconfiguração da estrutura e gestão das escolas públicas dos ensinos básico ...

Afonso, Natércio; Viseu, Sofia, 1975-

Programa de Avaliação Externa do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas e Agrupamentos de Escolas definido pelo Decreto- Lei nº. 115-A/98, de 4 de Maio (Protocolo ME/FPCE de 28 /4/1999) ; A investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo...


Participação e funcionamento das escolas: o ponto de vista dos presidentes das ...

Afonso, Natércio; Viseu, Sofia, 1975-

A investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio" e consiste numa caracterização do olhar dos presidentes das assembleias de escola (ou de agrupamentos de escolas), e, subsidiariamente, dos membros docentes desses mesm...


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