Segundo a literatura da especialidade, a avaliação formativa apresenta inúmeras vantagens para os intervenientes durante e após o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente na reorganização da unidade curricular e naconsciencialização das dificuldades dos estudantes.As características, natureza e utilidade da avaliação formativ...
Este trabalho objetivou avaliar o impacto que a alteração da renda das famílias exerce sobre o consumo de água tratada fornecida pela concessionária (no caso, a Companhia de Saneamento de Minas Gerias - Copasa) no município de Belo Horizonte, ao longo de um histórico de 35 meses, abrangendo o período de agosto de 2003 a junho de 2006. Para tal, utilizaram-se dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Institut...
O objetivo deste trabalho é o de apresentar uma metodologia que avalia e quantifica as perdas agropecuárias que ocorrem quando da construção de reservatórios para a geração de energia elétrica. Foram estudados sete reservatórios da CEMIG situados no Estado de Minas Gerais. A produção agropecuária foi obtida de acordo com dados do IBGE relativos a 2001. As áreas municipais alagadas foram calculadas com base em d...
Neste trabalho, o autor investiga um conjunto de dissertações de mestrado e teses de doutoramento dedicadas à história da educação brasileira, defendidas e aprovadas, entre 1971 e 1988, nos Programas de Pós-Graduação em Educação, todos eles localizados na região Sudeste do País (UNICAMP, PUC/SP, USP, UFSCar, UNIMEP, UFMG, UFRJ, UFF, PUC/RJ e .IESAE), com o objetivo de verificar que concepções da história e da c...
Este trabalho tem por objetivo a análise crítica das etapas de planejamento e projeto de centrais hidrelétricas, dando-se uma ênfase especial ao caso das PCH s no país, à luz dos procedimentos aceitos pelo Setor Elétrico Brasileiro. Foram desenvolvidos estudos visando a identificação das diversas tecnologias apropriadas para a implantação de PCH s. Revisou-se, a seguir, criticamente os passos preconizados pela ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |