Aprendizagem ao Longo da Vida e Políticas Educativas Europeias: tensões e ambiguidades nos discursos e nas práticas de estados, instituições e indivíduos é um trabalho colectivo que tem origem num projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolvido entre 2007 e 2009.
pp. 25-48 ; O ensino que para muitos ainda se insere apenas na transmissão de conhecimentos, tem vindo a desenvolver-se no sentido da aquisição e desenvolvimento de competências. O ensino universitário que, dando continuidade ao ensino secundário se pretende mais especializado nas áreas científicas que o caracterizam, deve orientar o aluno de modo a que este possa construir os seus saberes com autonomia desenv...
Formação de Professores de Línguas em Curso de blended-learning ; A Escola em Mudança (Schule im Wandel),: curso modular de blended-learning inserindo-se na A LV. Visa a formação de professores do EBS que leccionam alemão como língua estrangeira, entendendo-se também como modelo europeu para a formação de professores de línguas estrangeiras. Aponta para um processo inovador de formação contínua orientada para ...
A Landeskunde (conteúdos socioculturais) não tem estado imune às mudanças epistemológicas que têm influenciado o pensamento contemporâneo, pelo que as abordagens de que tem sido objecto, variam continuamente. O conceito, que começou por englobar a mera informação sobre a/s sociedade/s, foi, nos anos 70, objecto de uma mudança radical na medida em que o conceito de cultura passou a ter novas definições: elimina...
Les résultats des études PISA – aussi bien en ce qui concerne celle de 2000 comme celle de 2003 - n’ont guêre été satisfaisants pour de nombreux pays de l’OCDE (ce n’est pas le cas pour la Belgique!). Par exemple Portugal, s’il présente des résultats comparables à la moyenne des pays européens ou même supérieurs pour la région de Lisbonne et la vallée du Tage, présente des résultats inférieurs pour l’ensemble d...
O Programa LINGUA, Comissão Europeia, fomenta a aprendizagem e divulgação das línguas pelo menos desde 1990, com o que pretende reforçar a dimensão europeia nos sistemas de ensino, acabar com as barreiras linguísticas e culturais na mobilidade transnacional, promover o multilinguismo. Com estas medidas alcançar-se-á um maior desenvolvimento pessoal, uma reforçada integração social e, como corolário, uma econo...
Dissertação apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Doutor em Cultura Alemã. ; This work begins with the presentation and the delimitation of the theme of “intercultural competence”. It emphasises the need of a close tie between the mediation of cultural matters and the teaching/learning process of the language itself, for the achievement of...
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