A reforma pombalina de 6 de Novembro de 1772 cria uma rede nacional de escolas régias, destinadas ao ensino elementar dos rapazes. No entanto, em Portugal, as primeiras escolas estatais para meninas foram autorizadas em 1790, para a cidade de Lisboa enquanto capital do Reino. Contudo, somente em 1814 foi retomado o projecto e começaram a ser instaladas as 18 escolas previstas, que, tal como todas as outras esco...
O ebook História dos Municípios na Educação e na Cultura: incertezas de ontem, desafios de hoje, que agora se publica, contém os estudos cuja versão oral foi apresentada pelos autores num Colóquio Internacional realizado em dezembro passado, com igual designação. É a primeira publicação de vulto do Projeto Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986), financiado por Fundos Na...
A ideia que presidiu à elaboração deste Repertório consistiu em colocar à disposição dos investigadores instrumentos de trabalho para quem queira estudar as questões de Educação durante um período significativo do Estado Novo – o que decorreu entre o final da Segunda Guerra Mundial e o início do marcelismo. Não obstante todos os condicionalismos oficialmente impostos, os jornais conseguiam transmitir ideias, at...
Este e-book reúne as comunicações apresentadas no Colóquio “O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal”, que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 1 de abril de 2011. O encontro, organizado pela área de História e Psicologia de Educação do referido Instituto, teve como principal objetivo refleti...
Ao iniciar-se o desenvolvimento dos Estudos sobre as Mulheres a partir dos anos 70 do século XX, a temática da Educação não se vê excluída. A consciência, crescente, de que a História da Educação nunca esteve alheia à determinante género, nem foi consensual quanto ao modelo educativo feminino ou quanto ao papel educativo da mulher, apela a uma compreensão alargada do modo como a educação tem construído e reprod...
No decurso da Monarquia Constitucional portuguesa, tiveram lugar deslocações ao estrangeiro com vista ao aperfeiçoamento profissional; se algumas se faziam auferindo as chamadas pensões do Estado, muitas outras eram suportadas pelos próprios intervenientes. Geralmente, eram professores dos ensinos normal primário e secundário e de escolas superiores, lentes da Universidade de Coimbra, directores e outros respon...
Com a ascensão do regime do Estado Novo (1933), sustentado ideologicamente por um pensamento antiliberal, de cariz católico, a existência da mulher confunde-se com a da família, estando-lhe reservado o espaço doméstico. Um discurso, focalizado no elogio da diferença, enforma a construção social da educação. A partir dos anos 40, do séc. XX, os mecanismos de resistência às transformações sociais, desencadeadas s...
A promulgação, em 1947, de um diploma legal reformando o ensino liceal, precedido e procedido de importantes dispositivos legais, enquadra-se na política educativa do Estado Novo, que se confronta então com o problema da identidade do ensino secundário e, especialmente, do ensino liceal. Nessa época, a Assembleia Nacional constituía um espaço político onde os discursos proferidos punham em evidência as medidas ...
Com a ascensão de Oliveira Salazar ao governo, no seguimento do golpe militar de 1926 que pôs fi m ao período de vida republicana democrática instaurada em 1910, começa a desenhar-se um processo conducente à instauração de um regime autoritário. A Constituição aprovada em 1933 defi ne o novo regime que fi cou conhecido por Estado Novo, sustentado ideologicamente por um pensamento antiliberal, de cariz católico,...
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