Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Avaliação do Plano Nacional de Leitura: os primeiros cinco anos

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Relatório de avaliação do 4º ano do Plano Nacional de Leitura

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Scientific culture and modes of relating to science

Costa, António Firmino da; Conceição, Cristina Palma; Ávila, Patrícia

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Avaliação dos 2º e 3º anos do Plano Nacional de Leitura

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita; Alves, Tatiana

Ao longo dos seus primeiros três anos de desenvolvimento, o Plano Nacional de Leitura tem sido acompanhado regularmente por estudos de avaliação externa, de acordo com o Sistema de Avaliação do PNL que foi elaborado e testado no ano de lançamento do Plano. Esse sistema encontra-se delineado e fundamentado na primeira publicação destes estudos de avaliação do PNL1. Esta nova publicação dos estudos de avaliação d...

Data: 2009   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Avaliação do Plano Nacional de Leitura

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia

Data: 2008   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Os contextos da literacia : percursos de vida, aprendizagem e competências-chav...

Ávila, Patrícia

As sociedades actuais colocam novas exigências aos indivíduos no que concerne às qualificações, às competências e aos processos de aprendizagem. Em Portugal, as desigualdades sociais existentes neste domínio são muito acentuadas. A maioria da população adulta apresenta baixos níveis de escolaridade, reforçados por níveis de literacia também eles muito reduzidos. Este artigo incide especificamente nos adultos po...

Data: 2007   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Cultura científica e modos de relação com a ciência

Costa, António Firmino da; Conceição, Cristina Palma; Ávila, Patrícia

Data: 2007   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

A literacia dos adultos: competências-chave na sociedade do conhecimento

Ávila, Patrícia Durães

A presente investigação visa produzir um conjunto de novos desenvolvimentos, teóricos e substantivos, para o estudo das competências-chave para a sociedade do conhecimento. Incide na análise de duas vertentes específicas, mas entendidas enquanto complementares: a identificação dos perfis de literacia da população e os seus principais factores explicativos, e a análise de novas dinâmicas e processos emergentes d...

Data: 2006   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses

Ávila, Patrícia

As referências à comunidade científica encontram-se por vezes associadas à ideia de que os cientistas pertencem a um grupo social pouco diferenciado no sentido em que desenvolvem, no âmbito da sua profissão, actividades com características semelhantes e partilham um conjunto de valores. Não pretendendo, contrariamente ao que se assistiu em algumas correntes da sociologia da ciência, negar a singularidade desta ...

Data: 1998   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

A distribuição do capital científico: diversidade interna e permeabilidade exte...

Ávila, Patrícia

Parte das concepções em torno das quais a sociologia da ciência se tem desenvolvido tendem a reflectir, de alguns modo, sobre a autonomia do campo científico. No presente artigo procura-se retomar a reflexão sobre esse tema, a qual será, no entanto, orientada num sentido específico: o ponto de partida é um inquérito realizado junto da comunidade científica portuguesa e o eixo central da análise é o sistema de e...

Data: 1997   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia