Detalhes do Documento

A escolha dos patrocinadores no desporto : o estudo de caso da Sagres

Autor(es): Castella, José Maria Cordovil cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7332

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Comunicação de marketing; Futebol; Gestão do desporto; Marca Sagres; Marketing do desporto; Patrocinador; Patrocínio; Valor da marca


Descrição
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas Este estudo tem como objetivo a escolha dos patrocinadores no desporto da marca Sagres. Para o efeito abordou-se os objetivos do patrocínio, o processo de seleção na escolha dos patrocínios e o processo de avaliação da eficácia das entidades patrocinadas. A abordagem metodológica foi o estudo de caso e utilizou-se a entrevista na recolha de dados e a análise de conteúdo no seu tratamento. Através dos resultados obtidos, foi possível compreender que dentro dos objetivos corporativos e de estratégia de marketing, o fator agregação, serve como elemento principal na escolha do patrocínio no desporto para a Sagres. A ligação ao Futebol é a principal aposta da marca ao nível de interesse pessoal da gestão, e dentro do campo dos media, a Televisão é também a primeira escolha. Relativamente ao processo de selecão de patrocínios, deve-se realçar o facto de que instituições com maiores fatores agregadores servem como principal escolha, tal como entidades desportivas mais expressivas com identificação do target de consumidores da marca. Em relação ao processo de avaliação da eficácia das entidades patrocinadas, o retorno obtido é o principal fator de avaliação. Pela análise dos resultados da entrevista efetuada, concluímos que a Sagres abrange todos os setores da sociedade e tem incorporado no seu ADN a portugalidade, ou seja, a coesão do povo português em todo o mundo. A marca está intimamente ligada ao Futebol, porque entende que em termos de comunicação, existem fatores em comum com a cerveja Sagres.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Correia, Abel Hermínio Lourenço
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia