Autor(es):
Soares, Mafalda Filipa Gaspar
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/7330
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Desporto; Estratégia; Gestão; Marketing; Ténis
Descrição
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas Em Portugal a evolução do ténis registou-se apenas em 1966 devido à criação de uma escola de iniciação de ténis no Estádio do Jamor. Atualmente, Portugal tem vindo a atrair cada vez mais praticantes. Neste sentido, é importante inovar e preparar o mercado a uma realidade maior. Entretanto, devido à crise vivida no paÃs atualmente, o ténis português tem vindo a ser afetado, e os clubes têm perdido um número significativo de alunos e sócios. à preciso assim que os clubes reinventarem um novo modelo de gestão para combaterem as suas dificuldades. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo: identificar se as estratégias organizacionais dos clubes de ténis em Portugal são estruturadas a partir de um Modelo de Gestão do Marketing do Desporto, e identificar se os gestores dos clubes de ténis em Portugal utilizam a pesquisa e análise de mercado, como subsÃdio teórico, para desenvolver as suas estratégias organizacionais e qual a importância dada a cada uma das etapas da pesquisa e análise de mercado. O modelo de referência foi: Modelo de Gestão de Marketing Desportivo â MGMD (Pitts e Stotlar, 2002). A metodologia deste estudo é um estudo de caso do tipo exploratório com a utilização de um questionário com carácter quantitativo e qualitativo. Neste estudo foi extraÃda uma amostra de 33 clubes de ténis em Portugal, sendo que para a construção deste foi utilizado o programa Survio. Os respondentes deste questionário são os responsáveis pela gestão de cada clube. Na apresentação dos resultados, procura-se dar respostas aos nossos objetivo, para tal, este capÃtulo foi dividido em cinco subcapÃtulos, e em cada um é feita a análise quantitativa, qualitativa e discussão dos resultados com referência à bibliografia. Por fim, nas considerações finais pretendemos retomar os dois objetivos principais deste estudo numa perspetiva crÃtica e reflexiva.