Detalhes do Documento

Relatório de estágio profissionalizante em dificuldades de aprendizagem na EM...

Autor(es): Costa, Filipa Alexandra Lourenço cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6921

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Avaliações; Crianças; Desenvolvimento gráfico; Dificuldades de aprendizagem; EMDIIP - Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce; Estudos de caso; Intervenção psicomotora; Motricidade fina


Descrição
Mestrado em Reabilitação Psicomotora O presente relatório visa apresentar as atividades que foram realizadas no âmbito da Unidade Curricular de Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, na EMDIIP (Equipa Móvel de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce), com crianças com dificuldades de aprendizagem (DA), em duas escolas de Casal de Cambra. É feita uma abordagem acerca da intervenção psicomotora e a sua importância em crianças com DA, uma revisão da literatura sobre as DA e as dificuldades de aprendizagem específicas (DAE) e das problemáticas da motricidade fina que podem interferir no processo do desenvolvimento gráfico. É referido o enquadramento institucional e legal da prática desenvolvida e é explicada a organização do estágio, incluindo três estudos de caso de crianças com DA que beneficiaram de intervenção psicomotora. Será descrito todo o processo, desde informações relacionadas com a caracterização da criança, objetivos definidos, intervenção e avaliações iniciais e finais. Após a intervenção verificou-se que, mesmo tendo sido apenas por oito meses e nos quais houve interrupções letivas, se registaram melhorias significativas nas capacidades e desempenho das criança. Estes resultados demonstram que a intervenção psicomotora na escola é muito importante para ajudar crianças com DA a ultrapassar as suas dificuldades e a obter melhorias a nível da sua prestação escolar.
Tipo de Documento Relatório
Idioma Português
Editor(es) Brandão, Maria Teresa Perlico Machado
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia