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Supervisão parental numa perspectiva de segurança infantil

Autor(es): Andrade, Maria da Conceição Braga Vieira de cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6900

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Adaptação cultural; Atributos da criança; Atributos da família; Baixa literacia; Efeito protetor de pequenas lesões; Parentalidade; Perfil de lesões; Propriedades psicométricas; PSAPQ; Child attributes; Cultural adaptation; Family attributes; Low literacy; Parental supervision; Profile of injuries; Psychometric properties


Descrição
Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Comportamento Motor Esta dissertação aborda a supervisão parental numa perspectiva de segurança infantil. O percurso da tese inclui a tradução, adaptação e validação de um dos instrumentos mais divulgados para estudar a supervisão parental: o Parental Supervision Attributes Profile Questionnaire (PSAPQ)(Morrongiello & House, 2004; Morrongiello & Corbett, 2006). Foi feita a tradução, adaptação cultural e validação do instrumento e medida de supervisão parental e estudou-se o efeito de literacia no processo de validação deste instrumento, verificando-se aspetos culturais específicos da cultura portuguesa. A versão portuguesa do PSAPQ foi aplicada para caracterizar os perfis determinantes de supervisão de cuidadores portugueses. Os resultados mostram que os perfis proteção e supervisão variam com o nível de escolaridade, idade e género dos pais e que parentalidade influencia os perfis de supervisão.Esta dissertação apresenta a primeira validação do questionário PSAPQ em língua não inglesa e alerta para a importância dos efeitos das diferenças socioculturais e de literacia entre as populações de origem e populações, onde os questionários serão adaptados. De entre os estudos apresentados, dois centraram-se na investigação sobre as lesões infantis. Um dos estudos analisou a relação entre o perfil de supervisão e o perfil de lesões em crianças de 1 a 5 anos de idade, tendo verificado que o perfil de supervisão está associado ao tipo de lesão e contexto. O outro estudo focou a influência dos atributos da criança e da família nas lesões, apontando mais lesões medicamente assistidas nas famílias numerosas e menos pequenas lesões e lesões medicamente assistidas em famílias com 3 pessoas. ABSTRACT: This dissertation addresses parental supervision in a child safety perspective. The translation, adaptation and validation of the Parental Supervision Attributes Profile Questionnaire (PSAPQ) (Morrongiello & House, 2004; Morrongiello & Corbett, 2006 was made. The PSAPQ is one of the most well Known international instruments to evaluate parental supervision. Subsequent to the translation, cultural adaptation and validation of the instrument, the effects of literacy in the validation process were assessed and the influence of specific aspects of the Portuguese culture were verified. The Portuguese version of PSAPQ was applied to characterize the profiles and supervision determinants of Portuguese caregivers. The results indicate that the protectiveness and supervision profiles vary with the level of education, age and gender of the parents and that parenting influences the profiles of supervision. This dissertation presents the first validation of the questionnaire PSAPQ in a non-English speaking country and highlights the importance of the effects of literacy and sociocultural differences between the original sample and other populations to which questionnaires are adapted. Two of the presented studies focused on childhood injuries research. One study examined the relationship between the profile of supervision and the injury profile of 1 to 5-year-old children, finding that the profile of supervision is related to the type of lesion and to the context. The other study focused on the influence of the attributes of the child and of the family in injuries, pointing out more medically assisted injuries in large families and fewer injuries small and medically assisted in families with 3 people.
Tipo de Documento Tese de Doutoramento
Idioma Português
Orientador(es) Barreiros, João Manuel Pardal; Carita, Ana Isabel Andrade Dinis
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