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Motivações e expetativas dos alunos das Universidades Seniores: um estudo na R....

Autor(es): Silva, Carla Patrícia Jardim da cv logo 1

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6572

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Aprendizagem ao longo da vida; Seniores; Motivações; Expetativas e UTIs; Lifelong learning; Seniors; Motivations; Expectations and Senior University


Descrição
Tese de Mestrado em Política Social Este estudo, realizado na Região Autónoma da Madeira, tem como objetivo caraterizar as UTIS e estudar os motivos, as expetativas dos alunos e as mudanças ocorridas após a sua inscrição. Utilizou-se o método qualitativo e quantitativo para o estudo de caso, nomeadamente as técnicas de inquérito por entrevista e por questionário. Constatou-se a existência de 4 UTIs, com uma média de 17 disciplinas e um total de 551 alunos, dos quais apenas 307 participam ativamente. A amostra deste estudo, não-probabilística de conveniência, é composta por 82 seniores, 15 dos quais do sexo masculino, que frequentam pelo menos em 3 atividades anuais da UTI. De acordo com os dados recolhidos por questionário, verificou-se que, os motivos para a participação foram: o convívio, aquisição de conhecimentos, aprender mais, ocupação e por manter-se ativo. Como expetativa inicial, os alunos queriam aprender ou obter conhecimento e conviver. Relativamente às mudanças ocasionadas após a participação nas UTIs, os alunos referiram aspetos sociais e de relação com os outros, aspetos do saber e aspetos de desenvolvimento pessoal. Os alunos que procuram as universidades seniores, revelaram interesse pela aprendizagem, educação e crescimento pessoal. Estes programas são uma ocupação, um projeto baseado nas necessidades, motivações, expectativas, características, contribuindo para um envelhecimento ativo. This study was carried out on the Autonomous Region of Madeira and describing the UTIS (Universities for Senior Citizens), understanding the student’s motivations, their expectations and also the changes occurred after their enrolment were its main aims. The qualitative and quantitative method was used for the study case, namely the enquiry methods such as structured interview and questionnaire. On Madeira there are 4 Senior Universities, with an average of 17 disciplines and a total of 551 students, but only 307 actively participate. The study sample, a non-probability convenience sampling, is made up by 82 seniors, 15 males, who attend at least 3 annual activities at the Senior University. According to the data collected by questionnaire, it was possible to prove that the social gathering, the need for learning, acquiring new and more knowledge, keeping and feeling active were the main reasons for the students’ involvement and participation. Thus, the students’ initial expectation was to learn or gain knowledge and come together. Concerning the changes occurred after their personal commitment and participation in the Senior University, all students pointed out the social aspects, the interrelationship, the knowledge and the personal development. The students who look for senior universities show that they are deeply interested in their personal learning, education and growth. These programs are a hobby, a project based on the needs, the motivations, the expectations and characteristics which promote an active ageing.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Amaro, Fausto
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