Autor(es):
Carapeto, Adriana Mafalda Quintino
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6429
Origem: Repositório da UTL
Assunto(s): Alunos; Avaliação formativa; Condução do ensino; Diretor de turma; Escola; Estratégias; Instrumentos de avaliação; Planeamento; Reflexão
Descrição
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Este documento reflete o processo de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária de Carcavelos, no ano letivo 2012/2013. Este teve como base as competências do Guia de Estágio 2012/2013, relativas as quatro áreas de intervenção: Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem (Área 1), Inovação e Investigação Pedagógica (Área 2), Participação na Escola (Área 3) e Relação com a Comunidade (Área 4).
Na Área 1, foi realizada uma relação entre o Planeamento, Condução e Avaliação, onde foram mencionadas as dificuldades sentidas durante o estágio, bem como as estratégias desenvolvidas.
Relativamente à Área 2, realizou-se um trabalho de investigação-ação, relacionado com a perceção dos professores em torno da implementação de uma medida avaliativa. Esta medida dizia respeito à utilização de, pelo menos, três instrumentos de avaliação diferentes, com classificação equitativa, sendo um deles obrigatoriamente, o teste comum.
Na Área 3, participei no Desporto Escolar, na modalidade de Voleibol. A minha participação neste núcleo revelou-se fundamental, pois permitiu-me atenuar muitas das minhas dificuldades nesta matéria.
Concernente à Área 4, realizei o acompanhamento da Direção de Turma, onde destaco a realização do estudo de turma, útil a todo o Conselho de Turma.