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Intervenção psicomotora com crianças com perturbações do espectro do autismo no...

Author(s): Gonçalves, Carla Alexandra de Almeida cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6421

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): APPDA; Avaliação psicomotora; Centro de recursos para a inclusão; Crianças; Intervenção psicomotora; Jovens; Observação do perfil psicomotor e comportamental; Perturbações de espectro do autismo


Description
Mestrado em Reabilitação Psicomotora A intervenção psicomotora utiliza o movimento no sentido de promover o desenvolvimento motor, cognitivo e pessoal do indivíduo através de atividades lúdicas. Neste sentido, esta intervenção pode melhorar as dificuldades evidenciadas pelos sujeitos com Perturbação do Espetro do Autismo, desenvolvendo aspetos psicomotores, capacidades de interação e comunicação social e reduzindo comportamentos repetitivos e restritivos dos indivíduos. O presente relatório visa apresentar as atividades realizadas no âmbito do estágio inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais, no Centro de Recursos para a Inclusão da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Lisboa, onde foi possível acompanhar crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo do 1º, 2º e 3º Ciclo. Neste relatório, realiza-se um enquadramento teórico atual referente às Perturbações do Espectro do Autismo, assim como a descrição da intervenção psicomotora com os oitos estudos de caso de crianças e jovens com Perturbações do Espetro do Autismo, quatro crianças com intervenção individual e a pares em contexto de ginásio e quatro jovens com intervenção em grupo em contexto de meio aquático. No final da intervenção psicomotora, foi possível constatar mudanças positivas no desempenho das crianças e jovens, tanto ao nível psicomotor como comportamental.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
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