Author(s):
Ferreira, Sílvia Alexandra Girardo Martins
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6406
Origin: Repositório da UTL
Subject(s): Aluno; Avaliação; Cooperação; Desempenho profissional; Desporto escolar; Ensino da educação física; Formação de professores; Liderança; Pró-atividade; Reflexão
Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Pretendo com a realização deste trabalho reflexivo, efetuar uma análise sobre a minha atividade profissional ao longo dos últimos anos.
Este trabalho está organizado de uma forma que permita situar-me relativamente ao meu contexto escolar atual e avaliar o percurso decorrido nos últimos anos de lecionação. No Ponto I, na introdução, irei colocar algumas questões que começam a ser preocupantes na nossa atividade docente e das preocupações constantes que nos acompanham na nossa profissão. De seguida, no Ponto II, irei fazer uma pequena reflexão sobre a visão do professor na sociedade atual, desafios e orientações futuras das correntes sociais e dos valores instituídos nas escolas. No Ponto III, procurarei contextualizar o percurso da minha atividade docente, centralizada na escola à qual pertenço, o Instituto Vaz Serra, desde 2002, até à atualidade, procurando destacar e analisar criticamente a minha perspetiva perante os documentos estruturantes da escola, a sua pertinência para a construção da minha atividade docente e a forma como influenciaram a minha visão sobre o ensino. Seguidamente, no Ponto IV, procurarei fazer uma análise sobre o funcionamento e organização de Departamento de Desporto, Artes e Expressões, ao qual pertenço e dentro do qual procuro exercer a atividade de professora. No Ponto V, em “Outras Equipas Pedagógicas” irei apresentar projetos onde estive envolvida ao longo dos últimos anos, como estiveram ou estão organizados e em que medida permitiram a melhoria das minhas capacidades profissionais e participação na vivência do Projeto Educativo da instituição.
No Ponto VI, o mais reflexivo, penso eu, traduz a forma como me situo dentro dos vários domínios que compõem o processo de avaliação docente, revelando as minhas expetativas, dificuldades, vitórias e experiências vividas, durante o meu processo de avaliação, procurando demonstrar de que forma o mesmo influenciou e me tornou, a profissional em que sou hoje. Por último, apresento os anexos, com evidências sobre a minha atividade e o meu trabalho desenvolvido nos últimos anos.