Document details

Relatório final de mestrado : relatório detalhado sobre a atividade profissiona...

Author(s): Ferreira, Sílvia Alexandra Girardo Martins cv logo 1

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.5/6406

Origin: Repositório da UTL

Subject(s): Aluno; Avaliação; Cooperação; Desempenho profissional; Desporto escolar; Ensino da educação física; Formação de professores; Liderança; Pró-atividade; Reflexão


Description
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário Pretendo com a realização deste trabalho reflexivo, efetuar uma análise sobre a minha atividade profissional ao longo dos últimos anos. Este trabalho está organizado de uma forma que permita situar-me relativamente ao meu contexto escolar atual e avaliar o percurso decorrido nos últimos anos de lecionação. No Ponto I, na introdução, irei colocar algumas questões que começam a ser preocupantes na nossa atividade docente e das preocupações constantes que nos acompanham na nossa profissão. De seguida, no Ponto II, irei fazer uma pequena reflexão sobre a visão do professor na sociedade atual, desafios e orientações futuras das correntes sociais e dos valores instituídos nas escolas. No Ponto III, procurarei contextualizar o percurso da minha atividade docente, centralizada na escola à qual pertenço, o Instituto Vaz Serra, desde 2002, até à atualidade, procurando destacar e analisar criticamente a minha perspetiva perante os documentos estruturantes da escola, a sua pertinência para a construção da minha atividade docente e a forma como influenciaram a minha visão sobre o ensino. Seguidamente, no Ponto IV, procurarei fazer uma análise sobre o funcionamento e organização de Departamento de Desporto, Artes e Expressões, ao qual pertenço e dentro do qual procuro exercer a atividade de professora. No Ponto V, em “Outras Equipas Pedagógicas” irei apresentar projetos onde estive envolvida ao longo dos últimos anos, como estiveram ou estão organizados e em que medida permitiram a melhoria das minhas capacidades profissionais e participação na vivência do Projeto Educativo da instituição. No Ponto VI, o mais reflexivo, penso eu, traduz a forma como me situo dentro dos vários domínios que compõem o processo de avaliação docente, revelando as minhas expetativas, dificuldades, vitórias e experiências vividas, durante o meu processo de avaliação, procurando demonstrar de que forma o mesmo influenciou e me tornou, a profissional em que sou hoje. Por último, apresento os anexos, com evidências sobre a minha atividade e o meu trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Document Type Report
Language Portuguese
Editor(s) Rodrigues, António José Mendes
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU