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Aplicação de estratégias de hedging com futuros no custo de combustível da Forç...

Autor(es): Caetano, Bruno Manuel Matos cv logo 1

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.5/6308

Origem: Repositório da UTL

Assunto(s): Hedging; Futuros; Jet Fuel; Força Aérea Portuguesa; Futures; Portuguese Air Force


Descrição
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais No quadro da atual conjuntura económica de elevada vulnerabilidade, a gestão do risco assume um papel relevante do ponto de vista organizacional. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a análise dos efeitos da aplicação de estratégias de hedging no custo com jet fuel da Força Aérea Portuguesa (FAP), através da utilização de futuros sobre o heating oil. A aplicação desta estratégia pretende minimizar a volatilidade do preço da matéria-prima bem como reduzir o custo total decorrente do aumento de valor do combustível nos mercados, aumentado desta forma a estabilidade orçamental. Assim, foi utilizada uma metodologia ex post facto baseada no preço pago em jet fuel pela FAP (JP8 e Jet A1), no período entre Abril de 2006 e Dezembro de 2011, considerando três cenários de hedging: aquisição de futuros anual, semestral, e trimestral. Para cada cenário foi estudada a percentagem de hedging ideal. Os resultados demonstram que, genericamente, uma cobertura total das necessidades de ambos os combustíveis através da compra de contratos de futuros do heating oil permitiria uma poupança e uma menor volatilidade no preço de combustível. A aquisição anual de futuros revelou-se a opção mais consistente no quadro da gestão de risco aqui analisada, dado que permitiria uma poupança total de 7,356 milhões ao longo dos seis anos do estudo, demonstrando que a aplicação de estratégias de hedging poderia ter-se afigurado uma alternativa viável no contexto da FAP. Estes resultados revelam-se congruentes com dados de estudos internacionais desenvolvidos quer no sector público quer no privado. Under the current economic situation of high vulnerability, risk management plays an important role in organizations. In this sense, the objective of this research is to present and discuss the analysis of the implementation of jet fuel hedging strategies in Portuguese Air Force (PoAF), through the use of heating oil futures. The application of such strategies aims to reduce the volatility of monthly purchase price and reduce the total cost resulting from sudden upturn in jet prices, thereby increasing budgetary stability. Thus, was used an ex post facto methodology based in price paid for jet fuel (JP8 and Jet A1) in the period from April 2006 to December 2011, considering three hedging scenarios: cover twelve, six and three months ahead. For each scenario was studied the optimal hedging position. The results show that, generally, full coverage of jet fuel needs by purchasing heating oil futures contracts allow savings and less volatility in the price of fuel. The annual cover proved to be the more consistent strategy in the risk management analysis as it would have provided savings of 7,356 million over the six years of the study, showing that PoAF would have benefited from undertaking a hedging position. These results are consistent with data from international studies developed either in the private or public sector.
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Bastardo, Carlos; Cardoso, Gonçalo Pinto
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